5 vantagens de contar com o roteirizador de gestão de frotas

roteirizador

Agilidade, eficiência e economia. Três palavras que não saem do vocabulário de gestores de frota e que tem tudo a ver com logística e mobilidade. O que elas têm em comum?

Além de estarem intrinsecamente ligadas por causa e consequência no universo do transporte de mercadorias, elas definem o sucesso das operações que envolvem veículos corporativos e podem ser alcançadas a partir de uma ferramenta importantíssima: um roteirizador.

O roteirizador é um potencializador de resultados para a gestão de frota, porque permite que gestores consigam ampliar os horizontes do controle e planejamento logístico e operacional. Quer saber como? Continue conosco no blog dessa semana e descubra todas as vantagens de contar com essa solução!

Como o roteirizador calcula a rota?

O funcionamento de um roteirizador leva em consideração o cálculo da quilometragem, a viabilidade de uso de uma via de acordo com a quantidade de tráfego existente, os horários em que caminhões podem ou não transitar, o pedágio, peso e retirada de mercadorias.

A plataforma que faz a roteirização também analisa o consumo de combustível, os possíveis gastos de um trajeto, o tempo médio necessário, o número de ativos que serão utilizados, além da leitura de condução do motorista envolvido.

Ao utilizar o aplicativo, o gestor de frotas terá de preencher, dentro do software, informações sobre a origem e o destino para que a rota seja calculada e gerada.

Alguns gerenciadores de rotas contam com filtros que indicam, por exemplo, estabelecimentos credenciados para abastecimento, alimentação e descanso do motorista, preços de combustíveis praticados, bandeiras dos postos e, ainda, os serviços disponíveis nos arredores da localidade.

Os sistemas utilizam funções semelhantes às do Google Maps, o que facilita a vida do gestor e, também, do condutor, caso queiram utilizar a “pinça” com os dedos para dar zoom, visualizar as rotas indicadas, arrastar e ampliar a tela com o mapa.

Conforme os filtros forem aplicados na utilização, o aplicativo reconhecerá os padrões e os utilizará como parâmetros para uso futuro no planejamento de rotas da próxima operação.

Além do roteirizador, a telemetria também é uma solução para gestão de frotas que ajuda a evitar gastos desnecessários. Saiba mais!

É possível reduzir custos com um roteirizador?

Para falar em gerenciamento de frotas, precisamos considerar que existem inúmeras alternativas para a definição de boas rotas e todas elas devem se basear em opções que levem economia ao planejamento do gestor.

Entre as vantagens de utilizar um roteirizador, estão as que permitem que a economia seja alcançada de diversas formas através da ferramenta. A partir de agora vamos listar algumas delas:

  • Economia com o transporte

Otimizar custos com a viagem significa aproveitar o cálculo da rota para diminuir a quantidade de quilômetros rodados, de combustível utilizado, de pedágios cobrados e de manutenções realizadas, para realizar entregas eficientes seguindo os prazos acordados.

  • Economia com manutenção

Um dos principais objetivos do uso de um roteirizador é extrair o máximo de desempenho da frota com inteligência. Uma roteirização inteligente, por exemplo, é aquela que avalia a demanda e indica as frotas compatíveis com o perfil da entrega.

Esse tipo de leitura também leva em conta a redução de custos de manutenção, pelo simples raciocínio de que: a frota vai rodar apenas com a quantidade de veículos necessária para atender a operação, o que reduz possíveis gastos com reparação de danos.

  • Economia com restrições de entrega

Na hora de executar o planejamento de uma entrega, é importante que o gestor esteja atento ao produto transportado e, nesse caso, estamos considerando o fato de ser perecível ou, ainda, se a região apresenta restrição de horário de acordo com o porte do veículo.

O sistema de roteirização também ajuda nessa tarefa, indicando a melhor rota levando em consideração os fatores que podem prejudicar o sucesso da operação.

  • Economia com as avarias

Alguns sistemas de roteirização também observam se a entrega será feita sem qualquer dano ao produto, de modo que despesas e possíveis multas sejam evitadas por parte das empresas que contratam o serviço de transporte.

Isso porque as distâncias percorridas impactam no custo da rota. Por esse motivo, o fator “segurança do produto”, também deve ser avaliado para minimizar riscos de prejuízo.

  • Economia com tempo de trabalho e jornadas extras

Antes da existência dos roteirizadores, o transporte de cargas e mercadoria era algo moroso, que demandava grande quantidade de esforço e extenso acompanhamento por parte dos gestores de frota. Porque não havia uma tecnologia apurada que permitisse o monitoramento de cada etapa desse processo.

Hoje, com a definição automatizada das melhores rotas de entrega, esses mesmos gestores poupam tempo de trabalho, porque conseguem efetuar entregas com mais rapidez e eficácia. O que também significa dizer que o roteirizador ajuda a evitar jornadas extras de trabalho e controlar a qualidade dos serviços realizados.

Por que contratar um sistema roteirizador?

Agora que você conhece melhor o funcionamento e ampla utilidade de um roteirizador, podemos concluir que o seu uso facilita e muito a vida de gestores de frota. Para as empresas que atendem muitos clientes, a tecnologia é uma “mão na roda”.

Ao identificar cada um dos níveis de economia de gastos que são impactados através do uso inteligente dessa solução, entendemos como o custo logístico impacta na sustentação financeira das companhias de mobilidade nacionais.

Por isso, o uso do roteirizador não só é uma decisão mais sábia do gestor, como também é para o sucesso operacional da empresa, porque garante:

  • A ampliação da vida útil da frota;
  • Mais segurança e qualidade de vida para o condutor;
  • Redução de tempo e custo operacional;
  • Ganho de satisfação dos clientes;
  • Melhor aproveitamento de recursos;
  • Economia de combustível;
  • Aumento de produtividade.

Esse texto te ajudou a compreender a importância do uso do roteirizador para gestores de frota? Então confira também as vantagens de contar com o rastreamento de frotas na sua empresa!

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024