Manutenção de frota: como fazer uma boa gestão na sua empresa?

Em qualquer empresa que conta com veículos corporativos, a manutenção de frota compõe um dos pilares estruturais que garante o sucesso de operações, a segurança dos trabalhadores, a disponibilidade dos automóveis e a redução de custos.

Uma frota bem cuidada gera impactos positivos no dia a dia de corporações de todos os tamanhos e, quando falamos em manutenção, também lembramos que este é um processo fundamental para a consolidação de companhias no mercado de mobilidade.

Mas como assegurar a boa gestão de manutenção de frota? Essa é uma dúvida que atinge organizações e gestores e, para auxiliá-los, buscamos algumas respostas que podem ser conferidas agora. Faça boa leitura!

Por que é importante fazer a gestão de manutenção de frota?

Imagine a vida de um gestor de frota que conta com cinco veículos corporativos sob sua gerência e, por algum azar, teve problemas com dois deles: um passou por superaquecimento no motor e, o outro, problemas no câmbio.

Uma operação que rodava com cinco automóveis agora lida com uma perda logística, e passa a contar com apenas três, encarregados com as demandas de todo o mês. Para a empresa, significa a perda de produtividade, queda de desempenho e margem de lucro, além de gastos com manutenção corretiva que não estavam previstos.

Consegue mensurar a importância que a manutenção de frota programada teria aqui? É ela que garante o bom funcionamento e a conservação da vida útil dos veículos. É uma despesa obrigatória que se torna investimento para o futuro.

Quando realizada corretamente, seguindo prazos definidos, ajuda o gestor de frota a antecipar o descobrimento de falhas em peças, antever despesas, cotar preços que possam se adequar ao orçamento definido e, assim, cumprir com o planejamento de inspeção dos veículos corporativos para manter a operação funcionando.

A manutenção de frota também é uma estratégia de aumento de produtividade

Para que a manutenção de uma frota seja considerada efetiva em uma empresa, deve se basear em três etapas fundamentais: predição, prevenção e a correção. A combinação dessas três estratégias destaca a posição competitiva de corporações no mercado de mobilidade.

Manutenção preditiva, preventiva e corretiva: saiba a diferença entre cada uma delas no e-book

Quando pensamos em veículos de frotas, levamos em consideração a confiabilidade sobre o seu uso para atividades corporativas, e o índice de disponibilidade para medir as capacidades produtivas de cada um.

Com a gestão de manutenção de frota em dia, cumprindo as três estratégias principais, gestores podem confiar no fluxo de produtividade dos automóveis dentro do período programado até a realização da próxima manutenção.

Com o ganho de confiabilidade é possível fazer leituras sobre a disponibilidade da frota. Gestores estão sempre atentos ao tempo em que automóveis ficam disponíveis para uso, para fazer análises sobre o rendimento de cada um e, assim, obter indicadores de desempenho. Com os dados de tempo ativo da frota em mãos, fica mais fácil realizar projeções futuras e tomar decisões de acordo com o período em que os veículos estão disponíveis.

Quer saber como elaborar um plano de manutenção de frota eficiente? Continue a leitura e confira algumas dicas.

10 dicas para elaborar um plano de manutenção de frota eficiente

Uma pesquisa de 2021 realizada pela Polícia Federal apontou que em todos os anos nas rodovias federais de 5 a 7% do total de ocorrência de acidentes são causadas por falhas mecânicas.

Se formos um pouco mais além, chegamos ao dado divulgado pelo Ministério da Saúde em 2021, de que 33.813 pessoas morreram no trânsito brasileiro. Um aumento de 3,4% em relação ao número de fatalidades ocorridas em vias e rodovias do Brasil em 2020.

Ambas as pesquisas reforçam a importância de manter um plano de manutenção de frota eficiente, de modo que os casos de acidentes possam ser atenuados e a vida de motoristas seja priorizada, para além do sucesso de números e resultados dos negócios.

Confira agora 10 itens que você deve incluir na hora de elaborar um plano de manutenção de frota eficiente:

1) Faça um levantamento de dados dos veículos da sua frota para saber a real situação de cada um;

2) Determine um orçamento para realizar revisões, reparos e compras de peças;

3) Estabeleça periodicidade para revisões e check-ups;

4) Elabore checklists de verificação dos componentes dos veículos;

5) Classifique a situação de cada componente, seja ele parte do sistema elétrico, hidráulico ou mecânico;

6) Monte um cronograma para programar a rotatividade de veículos entre os que irão para revisão e os que continuarão rodando;

7) Defina e acompanhe indicadores de produtividade dos veículos da frota;

8) Mantenha um histórico de manutenções;

9) Conscientize seus condutores sobre a importância de manter o bom uso dos veículos com uma Política de Frotas;

10) Conte com um software especializado para facilitar a gestão da manutenção de frota.

Conheça o software de Manutenção da ValeCard

Realizar a manutenção regular da frota é mais econômico para o bolso de gestores de frota, sabe por quê? Prevenir é melhor do que remediar. O custo da troca e manutenção de peças é menor do que a despesa com o reparo emergencial de um veículo danificado.

Quando um gestor tem o controle dos automóveis corporativos e detém todas as informações necessárias para administrar a frota de maneira correta, toda a operação funciona melhor.

Nesses casos, o que ajuda líderes a terem mais sucesso na gestão, são aplicativos e softwares que trazem mais praticidade para rotinas administrativas e otimizam o tempo gasto na resolução de questões burocráticas de revisão.

A Solução Manutenção da ValeCard é um produto que oferece gestão compartilhada de manutenção. O veículo é enviado para a rede credenciada para manutenção e o orçamento passa pela esteira analítica do sistema.

Na sequência, o cliente faz a vistoria e aprovação dos serviços, seguindo a padronização e automação definidas conforme a necessidade da empresa. A solução garante:

  • Acompanhamento de todas as etapas do processo de manutenção;
  • Checagem do histórico de manutenção para realizar novas tratativas de forma inteligente;
  • Melhoria da disponibilidade dos veículos com base nas necessidades técnicas da operação;
  • Consultoria técnica dos processos de reparação;
  • Negociações e cotações do mercado visando melhor custo/benefício.

Se você deseja ganhar tempo na hora de fazer a gestão de manutenção da sua frota e concentrar seus esforços em ampliar o desempenho e os resultados da sua operação, conheça agora a Solução Manutenção ValeCard.

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024