12 mitos e verdades sobre abastecimento de combustível

Abastecimento de combustível. Esse é um assunto importante para o dia a dia de gestores de frota, condutores e usuários no geral, porque toca direto onde dói no consumidor: o bolso.

Com as oscilações de preço dos combustíveis acontecendo com grande frequência no mercado de mobilidade, motoristas e empresas se veem numa situação em que comparar é necessário e buscar alternativas para manter as contas no azul é fundamental.

Por aqui, nós acreditamos que é essencial compartilhar dicas e informações que podem ajudar na gestão de empresas e veículos corporativos. Agora, você confere o texto do blog da semana sobre “Mitos e Verdades sobre o abastecimento de combustível”.

Faça boa leitura!

É mito ou verdade?

Dirigir é uma das ações mais comuns na rotina dos brasileiros. À medida que o tempo passa e os motoristas se acostumam com a prática, vão somando ao exercício algumas crenças e informações que podem ser compartilhadas como mitos ou como verdades.

Muitas delas você provavelmente já deve ter ouvido falar. Mas como confirmar o que é ou não verídico? Bom, nós fizemos algumas pesquisas e podemos ajudar a deixar as coisas mais claras sobre abastecimento de combustível. Para começar:

Encher o tanque economiza gasolina?

Sim! Naturalmente a gasolina evapora após o abastecimento. Com o tanque cheio sobra menos espaço para que ela evapore e, assim, o consumo é mais lento.

Dirigir o carro na banguela economiza combustível?

Não é verdade. “Andar em ponto morto” já foi comum, mas hoje, por conta do sistema de injeção eletrônica dos carros, essa se tornou uma lenda urbana entre os motoristas.

Utilizar apenas gasolina em motor flex “vicia” o motor?

Mito! Motores flex foram feitos para trabalhar, em qualquer situação, com etanol e gasolina. Não importa a mistura ou proporção.

Etanol gasta mais do que gasolina?

Verdade! O etanol tem menor poder calorífico do que a gasolina. Isso significa dizer que, com um litro de gasolina, um veículo consegue andar até 10 quilômetros. Em comparação, com um litro de etanol ele roda 7 quilômetros. 70% do rendimento energético da gasolina.

Conheça o documento com diretrizes e regras que vão ampliar o sucesso das suas operações: a Política de Frotas

Gasolina aditivada rende mais e faz bem para o motor?

Sim! Os motores atuais têm maiores taxas de compressão, esquentam mais e precisam de eficiência energética. A gasolina aditivada leva o motor ao estado mais próximo de quando era novo e exige o máximo de sua potência e qualidade. Rende mais e faz o carro trabalhar melhor.

Etanol torna o carro mais potente do que com gasolina comum?

Sim! O etanol possui octanagem maior do que a gasolina tipo C (comum), o que o torna mais potente no motor dos veículos que contam com taxa de compressão suficiente para aproveitar o desempenho. Numa comparação, o álcool tem de 107 a 110 octanas, a gasolina tem 87.

Postos situados em local íngreme podem enganar sobre a capacidade do tanque?

Pode soar estranho, mas é verdade. Por conta da angulação do carro, caso você abasteça em um posto que se encontra numa descida ou subida, ao abastecer o tanque pode não atingir a capacidade máxima. Nessas situações, a bomba trava no automático antes do desejado.

A manutenção influencia no rendimento dos veículos?

Sem dúvidas. Com a manutenção em dia, veículos tem menos desgaste, exigem menos do motor e economizam no uso e abastecimento de combustível.

O etanol vendido nos postos não tem água?

Mito. Até porque se chama etanol hidratado justamente por contar com a presença de água na mistura. Carros podem, inclusive, apresentar problemas que não estão relacionados ao combustível, mas ao motor que, em alguns casos, pode estar oxidado (pela presença de água).

Andar com o carro na reserva por muito tempo prejudica o motor?

Verdade! O maior risco está nos danos que podem ser causados à bomba de combustível. É ela a responsável por bombear e alimentar o motor. O combustível que é utilizado para fazer o carro funcionar também refrigera a bomba, evitando que ela superaqueça e queime.

Deixar o tanque cheio até a boca causa problemas?

Sim! O cânister, filtro que recebe os vapores de combustível, pode encharcar e ficar danificado, caso motoristas insistam em encher a bomba até a boca.

É recomendado abastecer um veículo 1.0 com gasolina de alta octanagem?

Verdade! A gasolina de alta octanagem, também conhecida como aditivada, explode melhor e beneficia qualquer tipo de motor. É, inclusive, mais vantajosa. Ela garante maior desempenho do motor e pode rodar mais quilômetros por litro.

4 maneiras de economizar no abastecimento de combustível

Agora que você já tem conhecimento suficiente para identificar alguns mitos e verdades sobre abastecimento de combustível, a “cereja do bolo” vem com algumas dicas para economizar na hora de abastecer sua frota.

As melhores práticas são aquelas que contemplam vantagens para todos os veículos e façam gestores e gestoras considerarem escolhas mais inteligentes e estratégicas. Entre elas estão:

  • Abastecer a frota de uma vez só: evita preocupações com falta de combustível e paradas não planejadas previamente.
  • Sites e plataformas especializados: na atualidade, gestores que não utilizam a tecnologia a seu favor ficam para trás. Quem conta com aplicativos e plataformas estruturados para garantir economia e eficiência em abastecimento, sabe como essas ferramentas tornam a rotina mais prática, produtiva e eficiente.
  • Soluções de abastecimento: empresas que desejam se posicionar com mais autoridade no mercado de mobilidade utilizam soluções em abastecimento para mapear postos credenciados, fazer a roteirização da operação, analisar preços de combustível e realizar o planejamento com antecedência.

Se você, gestor ou gestora, deseja elevar os níveis de entrega de suas operações, avalie alternativas completas para atingir esses objetivos, com opções de gestão de frota que disponibilizem um panorama geral dos veículos, com relatórios de desempenho detalhados, insights sobre controle de gastos e decisões operacionais eficazes. Saiba mais sobre como economizar combustível com algumas dicas práticas.

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024