Cartão abastecimento: conheça as vantagens para gestão da frota

Da mesma forma que os cartões alimentação são fornecidos e usados para garantir a saúde nutricional dos colaboradores, o cartão abastecimento compõe uma modalidade de benefício corporativo voltado a garantir o abastecimento e gestão de veículos corporativos.

Desde que sejam utilizados para atividades empresariais, representam uma alternativa mais econômica e fácil para controlar informações referentes à quantidade de abastecimento mensal, recolha de notas, quilômetros rodados e outros serviços.

A principal vantagem da utilização do cartão abastecimento se dá na gestão de abastecimentos, mas se você deseja saber como esse benefício funciona e pode ajudar na administração de veículos corporativos, fique conosco.

Separamos algumas respostas importantes para você, que é empresário ou gestor de frotas.

Como funciona o cartão abastecimento?

O cartão abastecimento nada mais é do que um cartão de crédito utilizado por condutores para abastecerem em postos que estejam credenciados para a funcionalidade.

A empresa que contrata o serviço delimita um valor fixo por mês para ser utilizado nas movimentações operacionais. A quantia baseia-se no cálculo feito para realização de todas as atividades corporativas.

Para o gestor de frota, representa um facilitador para fazer o controle de informações como a quantidade de abastecimentos realizados por mês, quilômetros rodados por operação, data, localização e horário em que ocorreu o abastecimento.

Para os condutores, também é uma mão na roda, porque retira a necessidade de fazer a recolha de notas para comprovação e reembolso. Tudo acontece online e pode ser conferido na plataforma de gestão terceirizada. O motorista abastece, paga e tudo fica registrado.

Se você tiver problemas com pedágio, nós também temos uma solução para te ajudar. Saiba mais sobre o ValePass.

Conheça as principais vantagens do cartão abastecimento ValeCard

O SIAG (Sistema Integrado de Autogestão) é a plataforma responsável por fazer a gestão do cartão abastecimento para empresas que contam com frotas corporativas. O aplicativo reúne tudo o que há de mais completo para facilitar a vida do gestor.

Com ele é possível:

  • Verificar postos credenciados para abastecer;
  • Bloquear ações indevidas por veículo e modelo de frota;
  • Receber relatórios diários para negociar preços e utilizar o melhor combustível;
  • Acessar a plataforma através de smartphones, tablets e notebooks;
  • Gerenciar abastecimento por bombas internas;

Em termos de otimização da gestão de frotas, o SIAG permite que gestores acessem uma gama de informações que ampliam a visão de gestão sobre cada veículo e que decisões sejam tomadas estrategicamente, priorizando o ganho de desempenho da frota.

5 motivos para utilizar o cartão abastecimento na sua empresa

O controle de despesas é, sem dúvidas, um dos maiores objetivos de gestores de frota. Porém, muitas vezes, com as rotinas administrativas repletas de tarefas, fica difícil cortar gastos sem ter a noção exata de onde estão os maiores gargalos na frota.

Por isso, o uso de cartões abastecimento é uma alternativa para o ganho de desempenho e redução de custos. Com eles, gestores tem a capacidade de agir com assertividade e direcionar recursos com mais precisão para as operações que envolvem veículos corporativos.

Uma gestão eficiente de abastecimento pode gerar até 20% de desconto na receita final. E isso só é possível através da plataforma online de dados, que parametriza as necessidades do cliente de acordo com os objetivos desejados para a empresa.

Para que fique mais claro o papel que o cartão abastecimento pode desempenhar, apresentamos 5 motivos que uma empresa deve considerar para utilizá-lo.

1) Detecção de Fraudes:

O sistema de gestão do cartão abastecimento gera alertas para o gestor quando o consumo de combustível for menor ou maior que o delimitado. Assim, se algo errado estiver acontecendo, o gestor tomará conhecimento.

2) Controle de faturamento:

O cartão elimina preocupações com recolha de notas fiscais. O faturamento é feito com mais praticidade e segurança pela plataforma de gestão.

3) Análises financeiras:

Se o objetivo do gestor é ter o controle de gastos mensais com combustível, o SIAG dá acesso a relatórios que apresentam os números registrados com análises aprofundadas e quadros comparativos.

4) Economia:

Quando falamos em parametrização de dados para a identificação de gargalos, chegamos a números que indicam onde o gestor pode atuar para reduzir gastos. Fazer a gestão de frota com um cartão abastecimento é uma alternativa eficiente para alcançar economia.

5) Monitoramento e segurança:

As informações obtidas a partir do rendimento de cada veículo também permitem que o gestor faça leituras sobre a performance individual dos condutores, para identificar comportamentos de risco e incentivar hábitos de direção mais seguros.

Entenda como é simples fazer a gestão do abastecimento da sua frota

O controle de consumo de combustível é essencial para conhecer o custo da frota. Através dele, é possível fazer o planejamento de gastos a médio e longo prazo para empresas.

O cartão abastecimento da ValeCard é uma solução que pode ser contratada para ampliar a visão sobre veículos e operações logísticas.

Depois que o serviço é contratado, o cliente faz a integração ou a importação dos dados de cada veículo. Nesse momento, o time de especialistas da ValeCard estará à sua disposição para ajudar na ativação do sistema.

Em seguida, o cliente já poderá consultar preços de combustível na rede credenciada, fazer projeções, planejamentos, criar rotas baseadas nos melhores valores e, assim que começar a utilizar a plataforma de abastecimento, receberá relatórios personalizados da operação.

Se você é gestor e deseja garantir o controle sobre o abastecimento de veículos e atuar estrategicamente para obter economia e ganho de desempenho, conheça o produto Abastecimento da ValeCard.

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024