Você precisa de uma solução para seu monitoramento veicular, mas não sabe por onde começar? Já ouviu falar em gerenciamento de frota, mas ainda não conseguiu implantar na sua empresa? É para isso que estamos aqui: para te ajudar a entender as possibilidades de fazer esse acompanhamento.
Vamos te mostrar como funciona o monitoramento de frota, o passo a passo para ter um modelo assertivo de acordo com suas necessidades e as principais vantagens que isso traz para seu dia a dia.
Vamos começar entendendo um pouco mais sobre o que significa o monitoramento veicular?
Como funciona um sistema de monitoramento veicular?
Seus maiores desafios na gestão de frota são acompanhar as rotas, ter
visibilidade da movimentação dos veículos e saber como os motoristas estão
trabalhando?
Se a resposta for sim, você precisa adotar o monitoramento de frota: uma solução de logística completa, que permite acompanhar a movimentação dos
veículos e ter dados em tempo real, para tomar as melhores decisões.
Muito mais que geolocalização ou rastreamento, o monitoramento veicular une tecnologias que registram diversas atividades do dia a dia da frota. E isso oferece uma visão mais ampla e estratégica, que ajuda nos planos de ação e prevenção. Alguns exemplos de dados apresentados por um sistema de monitoramento são:
– Localização em tempo real do veículo e rotas utilizadas, o que permite gerenciamento de distâncias percorridas, tempo de deslocamento, velocidade média, quilometragem e paradas, para rastrear a frota sempre que necessário e planejar os caminhos mais eficientes.
– Motorista responsável pelo veículo e como ele está dirigindo, para entender possíveis comportamentos de risco, prevenir problemas e sugerir as melhores práticas, seja no trânsito ou na logística.
– Acompanhamento do combustível e situação do veículo, o que ajuda a fazer manutenções preventivas e controle de gastos, por meio de orientações ao motorista que vão otimizar o uso dos recursos.
Com a visão desses dados, é possível ter uma gestão dos veículos muito mais eficaz! Confira 5 dicas para criar o planejamento do controle de frotas ideal para sua empresa!
4 vantagens de fazer o monitoramento da sua frota
1- Otimização de performance operacional
Com uma visão em tempo real da frota, você consegue desenhar estratégias cada vez mais eficientes para sua realidade. Seja por meio do planejamento de rotas que gera economia, seja pela identificação de padrões assertivos, os dados te ajudam a mudar o que não está funcionando e melhorar a performance. Isso traz melhoria na prestação de serviços, aumento da produtividade e dos lucros.
2 – Redução de custos
Ao ter acesso a informações sobre consumo de combustível, situação do veículo e padrões de direção do motorista, é possível criar planos preventivos e usar alternativas mais econômicas. Algumas delas são as manutenções programadas, otimização de rotas, uso de combustíveis sustentáveis e conscientização dos funcionários. Com isso, há maior controle de gastos e diminuição de perdas.
3 – Maior segurança para os motoristas e serviços
Com o rastreamento de frotas, fica mais fácil prevenir e responder de forma rápida a emergências. Uma rota perigosa, por exemplo, pode ser identificada e evitada, dando mais segurança ao veículo e ao motorista. A leitura de comportamentos perigosos na direção e o acompanhamento da velocidade são outros fatores que ajudam a prevenir acidentes. Além disso, em caso de atrasos ou ausência de contato, é possível encontrar o veículo de forma imediata, oferecendo suporte a quem trabalha na rota.
4 – Mapeamento de forças e fraquezas
As análises de desempenho do monitoramento veicular ajudam a identificar os pontos fortes e pontos a melhorar na sua logística. E isso ajuda a alcançar todos os outros benefícios e metas. Com uma visão clara das vantagens e desvantagens da sua gestão de frota, você pode elaborar planos e acompanhar o desempenho, melhorando cada dia mais a eficiência e entrega dos seus serviços.
Confira o passo a passo para fazer um monitoramento de frotas assertivo
Para que o monitoramento veicular funcione da melhor forma na sua logística, é preciso se organizar. Seguir alguns passos e dicas pode ajudar no começo e, depois, você pode adaptar, a partir do que for analisado nos dados coletados. Por onde começar?
1 – Faça um plano de ação: antes de mais nada, identifique como está o controle de frota, se já há algum tipo de acompanhamento e ouça as pessoas impactadas. A partir disso, você pode definir os itens a serem seguidos pela frota e desenhar a melhor estratégia, como exemplo, o uso de checklists de viagens e monitoramento de entregas.
2 – Treine sua equipe e informe sobre o monitoramento: ao envolver as pessoas que trabalham na frota ou dão apoio, você pode esclarecer dúvidas sobre a adaptação dos processos no novo modelo de acompanhamento. Assim, todos ficam alinhados com a importância do monitoramento veicular para a rotina da empresa.
3 – Utilize um sistema automatizado de monitoramento: por meio de tecnologias especializadas, a gestão de frota se torna mais simples e prática. Esses sistemas automatizam boa parte das tarefas de acompanhamento e fornecem dados completos para sua tomada de decisão.
Uma das formas de se fazer isso é com a telemetria, que permite acompanhar a forma de condução dos motoristas e tomar ações como bloquear o veículo e integrar ao controle de gastos.
Que tal conferir outra tecnologia eficaz que pode apoiar a gestão da sua frota? Entenda por que utilizar a TAG NFC na sua frota!