Como economizar combustível: conheça 11 dicas práticas

como-economizar-combustivel

Saber como economizar combustível é importante para reduzir gastos com a frota da sua empresa. Mas procurar o melhor preço não é a única forma de fazer economia. Existem outras maneiras que são ótimas aliadas para os gestores que desejam estruturar o uso econômico na hora do abastecimento.

Neste artigo, explicamos o impacto dos combustíveis na gestão de frotas, por que é importante fazer essa redução de gastos e listamos as principais dicas de como economizar. Confira!

Qual é o impacto dos combustíveis na gestão de frotas?

Uma gestão de frotas eficiente é aquela que consegue alinhar todas as etapas de forma precisa, eficaz e, o principal, reduzindo custos.

Mesmo diante da importância desse processo, é comum que as empresas não façam um controle de gastos com abastecimento. Essa falta de monitoramento impacta diretamente nas despesas com combustíveis, tendo em vista que os preços estão em constante variação.

Por isso, aprender como economizar combustível na gestão de frotas é primordial para que os gestores mantenham a qualidade do serviço, sem ter custos altos que possam interferir na vantagem competitiva. Tudo isso por meio de ações eficientes.

Leia também: O que é o Documento Eletrônico de Transporte?

11 dicas práticas de como economizar combustível

Agora que você já sabe que estar atento aos melhores preços de combustíveis não é a única forma de economizar, trouxemos outros fatores que também auxiliam na redução desses gastos e que são importantes para uma gestão de frotas de sucesso. A seguir, confira 11 dicas práticas, tanto para os gestores como para os próprios motoristas.

1. Mantenha os pneus calibrados

Quando os pneus não estão calibrados e adequados para rodar, eles contribuem diretamente para um maior gasto com combustível, tendo em vista que a performance do veículo é impactada. Por isso, é fundamental manter a calibração da forma correta, além de ter atenção quanto à vida útil deles.

2. Utilize a marcha correta para dirigir

Dirigir com suavidade, trocando as marchas no tempo correto, ajuda a economizar combustível. Como cada carro tem uma velocidade ideal para a troca de marchas, é importante verificar o manual do veículo para saber qual é a indicação.

3. Evite acelerar e frear bruscamente

O simples ato de acelerar e frear o veículo de forma brusca e sem necessidade, faz com que seja preciso o abastecimento com maior frequência. Por isso, o certo é dirigir de forma consciente, tanto para evitar possíveis acidentes e falhas quanto para a economia de combustível.

4. Utilize combustível de boa procedência

O hábito de abastecer em qualquer posto pelo fato de oferecer preços mais acessíveis pode significar o famoso “barato que sai caro”. A qualidade é essencial para o desempenho, pois o combustível de valor inferior pode ser consumido em menos tempo, sendo necessário um novo abastecimento antes do previsto. Além disso, produtos de procedência duvidosa podem causar problemas e falhas no veículo.

5. Use o ar-condicionado adequadamente

Usar de forma inadequada o ar-condicionado é ter a certeza de que haverá um maior gasto com combustível. Ligá-lo sempre em temperaturas muito baixas ou utilizá-lo com os vidros do veículo abertos faz com que seja preciso abastecer com maior frequência.

6. Faça a manutenção e mantenha o balanceamento do veículo em dia

Para a manutenção, é importante realizar a revisão do veículo periodicamente e manter o balanceamento em dia. Assim, é possível evitar o alto consumo de combustível. Afinal, garantir que o motor esteja em seu funcionamento ideal contribui para a eficiência energética do automóvel.

7. Evite peso em excesso

Quanto mais peso estiver sendo carregado pelo veículo, maior o gasto com combustível, pois irá exigir mais do motor durante a locomoção. Por isso, mantenha apenas a carga necessária para evitar o custo extra com abastecimento.

8. Mantenha uma velocidade constante

Quando é mantida uma velocidade constante, sem ficar pisando fundo no acelerador, a rotação é menor e, dessa forma, o veículo consome menos combustível. Além disso, o motor é mais eficiente em velocidades mais estáveis: variações constantes exigem ajustes contínuos do motor, o que pode levar a um consumo maior.

9. Não encha completamente o tanque

Ao abastecer o veículo, é essencial ter atenção para não passar do limite correto. Encher o tanque “até a boca”, completando depois que a bomba trava automaticamente, pode causar problemas no cânister e na filtragem de vapores. Consequentemente, isso danifica o motor.

10. Ofereça treinamentos aos motoristas

Muitos motoristas, principalmente os que já possuem experiência no trânsito, possuem vícios de direção que podem acarretar no maior gasto de combustível. Por isso, é importante a empresa oferecer treinamentos para alertar sobre os hábitos de condução que reduzem os gastos com abastecimento.

11. Conte com a tecnologia para auxiliar na gestão do abastecimento

Para que os gestores possam fazer um gerenciamento de abastecimento assertivo e eficiente, é fundamental ter a tecnologia como aliada. Ela oferece inúmeras vantagens para a frota, como:

Já pensou em utilizar a TAG NFC na sua frota? Entenda porque utilizar essa funcionalidade na sua gestão hoje mesmo!

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024