Na mobilidade, antes de falarmos sobre a eficiência operacional de uma empresa, precisamos considerar que, para que uma frota tenha bons desempenhos e apresente durabilidade adequada, deve passar por processos que são básicos nas rotinas de manutenção, como o alinhamento e o balanceamento dos veículos.
Geralmente, os primeiros sinais de que um veículo precisa ser alinhado ou balanceado começam a surgir a partir da sensação de trepidação no volante e da percepção de que o carro está puxando para um dos lados. Em ambas as situações o motorista deve estar atento e avisar ao gestor sobre o que está acontecendo.
Caso o condutor siga sem tomar providências diante dos primeiros sinais, a direção se torna cada vez mais perigosa e coloca em risco a sua integridade como funcionário, da empresa e da frota. Por isso, é importante que gestores e gestoras saibam identificar os problemas e entender quando fazer o alinhamento e balanceamento de veículos.
No texto de hoje do blog, você confere algumas informações que são importantes para a prevenção de acidentes e ajudam a melhorar a gestão da sua frota! Aproveite a leitura.
4 sinais de que sua frota precisa de alinhamento e balanceamento
De modo bem simples e direto, o alinhamento como manutenção preventiva ajuda o veículo a não “puxar” o volante para nenhum dos lados na condução e influencia diretamente na capacidade que o motorista tem de conseguir controlar e guiar o carro em situações que possam exigir reflexo e rápida tomada de decisão.
Os sinais mais claros da necessidade de realização de um alinhamento são:
- Inclinação do veículo para um dos lados em uma pista plana;
- Desgaste anormal ou desigual dos pneus;
- Volante “travado” ou “duro”;
- Trepidação das rodas da frente.
O balanceamento, por sua vez, diz sobre o equilíbrio do conjunto pneu, roda e câmara, por meio de contrapesos. Ele evita que volante, painel, assoalho e assentos vibrem e causem alguma descompensação no veículo que possa prejudicar o conforto ou a segurança na condução.
Um veículo desbalanceado apresenta dificuldades para executar manobras, perde desempenho e descompensa a harmonia e funcionamento de peças e sistemas essenciais para o carro. Os sinais que ficam evidentes quando se fala em um veículo desbalanceado são:
- Perda de tração e estabilidade;
- Desconforto ao conduzir;
- Vibração no volante;
- Desgaste nos rolamentos, amortecedor e terminais de direção.
Se você deseja saber quando fazer o alinhamento e balanceamento da frota, fique conosco. As próximas linhas são importantes para a sua compreensão.
Qual a importância do alinhamento e balanceamento?
Vamos considerar o contexto em que vivem as empresas de pequeno, médio e grande porte de mobilidade. Independentemente de seu tamanho, momento ou fase no mercado, os maiores objetivos são o lucro e a redução de custos, certo?
Por essa perspectiva, precisamos avaliar que, com as manutenções em dia, os veículos da frota acabam tendo maior longevidade, o que implica em uma série de outros fatores positivos para gestores. Maior longevidade significa que os carros rodam por mais tempo, apresentam maior produtividade e desempenho, e ampliam a margem de resultados operacionais.
E por que tudo isso tem a ver com uma frota alinhada e balanceada? Gestores e gestoras que entendem quando fazer o alinhamento e balanceamento de frota observam que as operações passam a ter mais segurança e menor consumo de combustível.
Isso ocorre porque os veículos alinhados e balanceados corretamente encontram-se em equilíbrio e sem qualquer avaria que prejudique seu desempenho. Um caminhão, por exemplo, que transita sem sobrepeso ou irregularidades exige menos do motor, desgasta menos suas peças, gasta menos combustível e conclui operações em tempo hábil.
A união de todos esses fatores contribui para a satisfação de clientes e o sucesso final de gestores. Com a manutenção em dia, a frota ganha em agilidade e qualidade do serviço.
Afinal, quando fazer o alinhamento e balanceamento da frota?
Vimos que alinhamento e balanceamento de veículos referem-se ao bom funcionamento dos pneus. Se as rodas do veículo trabalham de acordo com o ideal, tudo vai bem.
Para que o estado ideal seja mantido, recomenda-se que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos, juntos, a cada 10 a 15 mil quilômetros rodados. A realização periódica dessa manutenção ajuda na prevenção de falhas, desde pequenas alterações a grandes problemas.
Outro ponto a ser observado é o de que, ao realizar a troca dos pneus da frota, gestores devem fazer o balanceamento, para garantir que durem mais tempo também.
Em todos os casos, contar com um bom serviço de manutenção pode ser a forma mais prática e eficiente de lidar com a revisão de uma frota.
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