A adoção de práticas sustentáveis é cada vez mais discutida nas empresas dos setores de mobilidade. Hoje, a rotina de atividades logísticas não é planejada sem levar em conta requisitos legais e ações de cuidados com o meio ambiente, a sociedade e a governança.
A logística verde é um dos caminhos para alinhar os processos da gestão de frotas com a sustentabilidade, porque ajuda a planejar formas de diminuir o impacto ambiental de suas operações. Uma dessas iniciativas é a adoção de transportes alternativos, como os elétricos, em busca de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas há muito mais.
Se você ainda não conhece o conceito e quer entender quais passos seguir para um gerenciamento de frota mais eficiente, vem com a gente que vamos te apresentar o que é a logística verde, sua importância e algumas dicas de como começar. Vamos conferir?
Afinal, o que é a logística verde?
Logística verde, também conhecida como eco-logística ou logística sustentável, é o conjunto de medidas e práticas sustentáveis adotadas nos processos logísticos de uma empresa. O conceito ganhou força nos últimos anos, mas não é uma novidade para organizações que já se preocupam com seus impactos no meio ambiente há anos.
Com origem no termo em inglês ‘green logistics’, além de minimizar o impacto ambiental das operações, a logística verde também garante o cumprimento de obrigações com as leis ambientais. Para isso, são implementadas práticas e tecnologias em toda a cadeia de abastecimento, com ações que vão desde otimizar as rotas e os meios de transporte, até diminuir a geração de resíduos e gerenciar o uso eficiente dos recursos.
Por que é importante implementar a logística verde na gestão de frotas?
Segundo pesquisa da Green Logistics Market Size de 2022, os investimentos em logística verde devem chegar a 1,4 bilhões de dólares até 2028. Isso quer dizer que a preocupação com práticas de redução dos impactos ambientais será cada vez mais forte.
Algumas empresas já são famosas pelo uso exemplar da eco-logística, como a FedEx, que utiliza caminhões elétricos e possui um incentivo à redução do desperdício, e a DHL, que tem um programa de proteção ambiental com foco em aumentar a eficiência de carbono e redução da poluição do ar.
E se você quer que sua empresa esteja alinhada com as melhores iniciativas do mercado, está na hora de implantar a logística verde na sua política de frotas. Um dos primeiros passos é a medição da pegada de carbono, um método que indica como está a emissão de gases de efeito estufa na sua operação logística.
Por meio disso, é possível identificar alternativas e iniciativas, como as que fazem parte do Programa de Logística Verde Brasil, entre elas:
– Adoção de meios de transportes menos poluentes, como veículos elétricos, que reduzem em mais de 65% as emissões de carbono;
– Planejamento de rotas de menor custo, que ajudam a diminuir gastos e reduzir o tempo de transporte, tornando o processo mais eficiente;
– Manutenção preventiva da frota, com alertas para revisão e controle de abastecimento;
– Uso de biocombustíveis, que geram menos impactos ambientais e promovem reutilização de resíduos;
– Adoção da logística reversa, que foca na otimização de custos e reaproveitamento de recursos das operações.
Além de ter reduzir o impacto ao meio ambiente, essas práticas te ajudam a cumprir regulamentações como a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81); a Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (Lei 12.305/10).
Você conhece as vantagens do monitoramento veicular? Confira 4 opções para colocar em prática na sua frota.
3 dicas para colocar em prática um processo logístico na sua organização
Até aqui, você já percebeu que implantar a logística verde na gestão de frota traz inúmeros benefícios para seus negócios. Preparamos 4 dicas que vão te mostrar um caminho para começar o quanto antes.
1 – Analise toda a sua cadeia de suprimentos e fornecedores
O primeiro passo para seu plano de logística verde é entender como estão os processos e pontos de contato necessários para a manutenção de sua frota. Ao definir seus fornecedores, por exemplo, avalie como eles também tratam os recursos e se preocupam com os impactos ao meio ambiente. Assim, você otimiza sua operação de ponta a ponta.
2 – Invista na manutenção preventiva da sua frota
Para melhorar a forma como você gerencia sua frota e adotar boas práticas sustentáveis, programe manutenções periódicas aos seus veículos. Com isso, além de evitar problemas inesperados, você garante mais eficiência no uso de combustíveis, o que diminui o impacto ambiental e evita desperdícios.
3 – Otimize sua gestão de frotas
Ao planejar rotas e optar por veículos com baixa emissão de poluentes, você começa uma dinâmica mais sustentável para sua logística. Para tornar essa gestão ainda mais eficiente, estabeleça metas e indicadores de emissões e economia de recursos.
Um dos meios de otimizar processos de transporte é utilizar um sistema de controle de abastecimento de frotas. A TAG NFC, por exemplo, pode ser um caminho para acompanhar a rotina de abastecimentos e monitorar os gastos. Entenda por que utilizar na sua gestão de frotas.