endomarketing

Como utilizar ações de Natal no endomarketing das empresas

Qual é a melhor forma de  trabalhar o endomarketing, impulsionar o rendimento de empresas e gerar ganho de desempenho, receita e bons resultados?

Essa pergunta pode parecer um tanto desafiadora para ser feita logo de início, na abertura de um texto. Ainda mais quando consideramos datas comemorativas no fim do ano, como o Natal. De fato, o objetivo é este. Provocar um questionamento mais profundo para chegarmos no assunto central do blog desta semana.

Conseguiu chegar em algumas hipóteses para o questionamento inicial? Nós podemos dar uma ajudinha. Um bom trabalho de endomarketing é a nossa resposta.

Antes de pensarmos na atração de clientes para expandir a carteira de organizações que mantém um vínculo com a sua marca, é preciso considerar, primeiro, a importância de atrair e reter bons candidatos para fortalecer sua equipe e, assim, ampliar as vendas.

Mas o que é o endomarketing e de que forma ele responde à pergunta feita no começo deste texto? Vamos aprofundar a discussão sobre o assunto a partir de agora. Aproveite a leitura!

O que é o endomarketing?

Normalmente, quando se fala no marketing voltado para negócios, um dos primeiros pensamentos que podem vir à cabeça é ligado a vendas. Depois, vêm as ideias sobre como se posicionar no mercado, encontrar clientes, estabelecer uma boa comunicação, divulgar um produto e obter sucesso na comercialização.

Apesar de essa estrutura ser, de fato, o que move o marketing em algumas empresas, precisamos pensar inicialmente na base das ações de marketing de uma organização. Nesse caso, estamos falando diretamente sobre os colaboradores.

Para que uma corporação alcance bons resultados, conquiste seu espaço no mercado e consiga formar uma boa carteira de clientes, é preciso que a equipe por trás de todas essas etapas entenda o propósito do negócio, se sinta pertencente à empresa a qual trabalha e tenha um bom relacionamento com todo o ecossistema que a envolve.

É aí que entra o endomarketing. Antes de fazer a sua marca ser um “arraso” em vendas e reconhecimento, é preciso cuidar do marketing interno. Conquistar colaboradores e fazer com que se sintam valorizados no ambiente em que atuam.

Nesse sentido, o endomarketing é o estudo focado no conjunto de estratégias voltadas aos desejos e necessidades dos funcionários, a fim de tornar os espaços corporativos propensos ao desenvolvimento de carreiras, ao crescimento em equipe, ao fortalecimento das relações internas e, ainda, ao engajamento em as ações corporativas.

Muito além de uma boa comunicação, o conceito de endomarketing busca abranger os colaboradores no contexto cultural das empresas, incentivando a criação de um clima saudável e positivo que, naturalmente, favorece o aumento de produtividade e ganho de resultados.

>> Mas afinal, ações de Natal motivam ou não os colaboradores? Descubra agora!

Qual a importância de investir em ações de endomarketing no Natal?

A chegada do fim do ano traz consigo as celebrações para comemorar resultados alcançados e relembrar tudo o que aconteceu ao longo dos doze meses em que equipes e colaboradores se dedicaram para conquistar resultados coletivos e individuais em prol da empresa.

Nesse momento em que o clima de festividade está em alta, os times de RH têm a oportunidade de pensar estrategicamente em ações que possam fortalecer a cultura organizacional e o espírito de equipe.

Afinal, mais do que o sentimento de dever cumprido pelas metas alcançadas, o que deve ser destacado é o caminho que foi percorrido através de esforços mútuos para o crescimento e sucesso da empresa.

É claro que o desejo pelos resultados positivos move os esforços da equipe. Porém, além do quesito profissional, o que realmente conquista e faz a diferença é o lado humano das relações. É aí que mora importância de investir em ações de endomarketing no Natal.

Porque elas influenciam no bem-estar dos colaboradores e no desejo de fazer com que as empresas onde trabalham possam chegar ainda mais longe nos objetivos traçados para os próximos anos. Você, como gestor ou membro do RH, poderá perceber facilmente através do:

  • Crescimento de produtividade individual e em equipe dos seus colaboradores;
  • Aumento do engajamento em atividades internas da empresa;
  • Empenho em novas metas e projetos internos;
  • Ganho de criatividade em ações e sugestões de novas ideias;
  • Preparação para a conquista de melhores resultados;
  • Retenção de membros e talentos da equipe por se sentirem valorizados na empresa.

5 dicas de ações para fazer neste Natal na sua empresa

Pesquisas de mercado e sondagens de público são formas importantes de elaborar estratégias eficientes de endomarketing, ainda mais nos períodos festivos como o Natal e o Fim de Ano. Vale destacar que fugir da mesmice e propor ações criativas é um diferencial. Portanto, é essencial buscar a inovação.

Se você chegou até aqui sem muitas referências do que fazer neste Natal na sua empresa, fique calmo! Nós temos 5 dicas de ações efetivas e recompensadoras para unir sua equipe, engajar a marca e trazer aquele quentinho no coração dos colaboradores.

  1. Incentive a decoração do espaço de trabalho, para fazer com que todos entrem no clima do Natal;
  2. Promova atividades de integração e descontração como o “amigo oculto” ou “amigo chocolate”;
  3. Ofereça cartões de presente ou bonificação para os seus colaboradores, com um valor em dinheiro como reconhecimento pelos esforços e resultados alcançados;
  4. Realize um evento de confraternização para deixar a equipe mais a vontade e fazer da celebração um momento único de integração;
  5. Reconheça os “melhores do ano”, através de uma cerimônia especial realizada num auditório ou ambiente que reúna seus colaboradores para homenagens;

Além dessas ações você também pode conferir outras iniciativas de employer branding para motivar seus colaboradores no fim de ano.

Aproveite as dicas e tenha boas celebrações!

 

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