Saúde mental no trabalho: como manter o bem-estar dos colaboradores

Saúde mental é um tema delicado, porém crucial, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, queremos chamar a sua atenção para a saúde mental no trabalho especificamente.

Aproveitando Setembro Amarelo, que é uma campanha internacional de conscientização sobre cuidados com a saúde mental, e tem como objetivo compartilhar informações importantes e promover o bem-estar mental.

Trouxemos alguns dados e dicas importantes eu vão te ajudar a manter a saúde mental no trabalho, cuidando do bem-estar dos colaboradores da sua empresa. Aproveite a leitura!

Qual a relação entre saúde mental e trabalho?

Os transtornos mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho por longo período, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, sendo relatado que 60% dos trabalhadores, podem sentir tristeza, irritação, nervosismo e sentimentos similares durante a jornada de trabalho.

Um estudo realizado com 5.000 pessoas adultas de cinco países (Brasil, China, Índia, Reino Unido e Estados Unidos) constatou que, globalmente, 85% delas esperam que as empresas abordem com mais frequência os temas de saúde mental no trabalho e bem-estar. E isso se repete aqui no Brasil.

Trabalhadores enfrentam desafios significativos quando sua relação com o trabalho não corresponde às suas expectativas, impactando não apenas sua saúde mental, mas também a saúde física.

Os principais desafios sobre a saúde mental no trabalho, segundo os colaboradores

Esgotamento emocional e físico: Quase metade (48%) dos colaboradores de escritório admitiram estar extremamente esgotados tanto emocional quanto fisicamente, comprometendo suas atividades pessoais e responsabilidades.

Dificuldade em investir em si mesmos: Cerca de 45% deles sentem dificuldade em investir em autoaperfeiçoamento e em seus relacionamentos.

Perda de interesse em atividades externas ao trabalho: Surpreendentemente, 59% alegaram ter perdido o interesse em atividades como hobbies e vida fora do trabalho, o que afeta sua autoestima e capacidade de serem os amigos, companheiros ou pais que desejam ser.

Como proporcionar um ambiente saudável para os colaboradores

Como você já compreendeu, as questões de saúde mental no trabalho, impactam fortemente nos resultados da organização.

Proporcionar um ambiente mais saudável e acolhedor é importante para produtividade, tanto dos colaboradores quanto da empresa. Confira algumas maneiras de fazer isso de forma prática:

Comunicação aberta e respeitosa: Estabeleça uma cultura de comunicação onde os colaboradores se sintam à vontade para expressar preocupações e ideias, sem julgamentos.

Equilíbrio trabalho-vida: Proporcione a possibilidade de horários de trabalho razoáveis com flexibilidade, permitindo que os colaboradores equilibrem suas vidas pessoais e profissionais.

Programas de bem-estar: Implemente programas de bem-estar que incluam aconselhamento psicológico, atividades físicas, meditação e recursos para lidar com o estresse no ambiente de trabalho.

Políticas antiassédio e discriminação: Implemente políticas claras e eficazes que protejam os colaboradores contra assédio e discriminação, criando um ambiente seguro.

Desenvolvimento profissional: Invista no crescimento e no desenvolvimento dos colaboradores, fornecendo oportunidades de aprendizado e progressão na carreira.

Treinamento em sensibilização: Forneça treinamento em sensibilização para todos os colaboradores, ajudando-os a reconhecer sinais de estresse ou problemas de saúde mental em si mesmos e nos colegas.

Liderança empática: Promova uma cultura de liderança empática, na qual os gestores estejam dispostos a ouvir e apoiar os membros da equipe em suas jornadas de saúde mental.

Ao priorizar a saúde mental no trabalho e incorporar essas práticas, as organizações podem manter um clima organizacional mais saudável e propício ao bem-estar de seus colaboradores, o que poderá resultar em maior satisfação e sucesso a longo prazo.


Leia mais: 10 formas de realizar a promoção da saúde nas empresas

 

Neste mês de Setembro Amarelo, à medida que discutimos a relação entre saúde mental e trabalho, é importante lembrar que cuidar do bem-estar dos colaboradores não é apenas uma prioridade, mas uma responsabilidade que impacta diretamente o sucesso de qualquer organização.

Oferecer um ambiente de trabalho saudável não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. Programas de bem-estar, benefícios, políticas antiassédio e treinamento em sensibilização são bases para uma força de trabalho saudável e resiliente.

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024