O papel da alimentação saudável no bem-estar dos colaboradores

Em meio à correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de dar a devida atenção a um dos pilares fundamentais de nossa vida: uma alimentação saudável. 

A forma como nos alimentamos desempenha um papel crucial na manutenção de nossa saúde física e mental. E hoje, oferecer um vale alimentação como benefício aos colaboradores pode fazer toda a diferença na produtividade e desenvolvimento da empresa.

Entenda no conteúdo qual é esse papel. Boa leitura!

A alimentação como um pilar fundamental

Estudos já revelaram que uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais está diretamente associada à prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade. 

Além disso, uma alimentação saudável pode contribuir para a redução do risco de transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Assim como o corpo, a mente também é influenciada pela alimentação. Alimentos ricos em determinados tipos de nutrientes têm sido associados à redução do estresse, ansiedade e depressão.

 

Leia mais: Guia de como escolher os benefícios que a empresa irá oferecer.

 

O papel do vale alimentação na promoção da saúde

Benefícios como o vale alimentação e o vale refeição desempenham um papel importante nesse cenário. Empresas reconhecem a interligação entre bem-estar e nutrição adequada, já que funcionários que têm acesso a benefícios como o vale alimentação apresentam maior aderência a hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, eles têm mais probabilidade de escolher refeições balanceadas e consumir menos alimentos ultraprocessados durante o expediente.

Alimentação saudável e produtividade no trabalho

Empresas que implementam programas de bem-estar, incluindo benefícios como o vale-alimentação, experimentam uma redução significativa no número de dias de licença médica tirados pelos funcionários, por exemplo.

Isso reforça a importância de fornecer recursos que promovam uma alimentação saudável e, que investir na saúde através da alimentação, pode resultar em um ambiente de trabalho mais produtivo e uma equipe mais engajada.

 


O valor do vale alimentação na promoção do bem-estar

O vale alimentação é um benefício que possibilita ao colaborador fazer escolhas conscientes sobre alimentação saudável. O fato de poderem selecionar alimentos que auxiliem o equilíbrio emocional e físico, torna o benefício uma ferramenta muito valiosa na busca pelo bem-estar integral.

Quando colaboradores se sentem cuidados pela empresa, há mais probabilidade de permanecerem na organização a longo prazo. Isso destaca a influência positiva do cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores nos resultados do negócio.

Cuidando do futuro através da alimentação saudável

Uma empresa que se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores está investindo no futuro de maneira mais ampla do que se possa imaginar. Além de oferecer benefícios, com o vale alimentação, outras ações de conscientização sobre comer bem podem ser realizadas, como palestras com nutricionistas, oficinas, entre outros.

Ao valorizar a alimentação saudável, por exemplo, os resultados positivos reverberam não apenas nas mesas dos colaboradores e suas famílias. Confira como esse compromisso impacta diretamente no sucesso da organização.

  • Aumento da produtividade e engajamento: colaboradores que desfrutam de uma alimentação equilibrada e nutricionalmente rica estão mais propensos a manter níveis de energia estáveis ao longo do dia. Isso se traduz em maior produtividade, foco e engajamento no trabalho, influenciando positivamente na capacidade de cumprir metas com eficiência e ainda encontrar espaço para a inovação. 
  • Redução do absenteísmo: ao oferecer opções de alimentação saudável e um vale-alimentação adequado, a empresa demonstra seu compromisso com a saúde de seus colaboradores. Isso, por sua vez, leva a uma redução do absenteísmo, uma vez que funcionários que se alimentam bem tendem a apresentar um sistema imunológico mais forte e menor suscetibilidade a doenças. 
  • Cultura organizacional fortalecida: ao enfatizar a importância da alimentação saudável, a empresa promove uma cultura de cuidado e preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho mais positivo, onde os funcionários se sentem valorizados e apoiados. 
  • Retenção de talentos: o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e os profissionais estão em busca de empresas que se preocupem com seu desenvolvimento integral. Oferecer benefícios como o vale alimentação, que possibilita escolhas saudáveis, é um diferencial que pode atrair e reter talentos comprometidos com sua saúde e longevidade. 
  • Imagem corporativa positiva: uma empresa que prioriza a alimentação saudável não apenas para seus produtos, mas também para seus colaboradores, constrói uma imagem positiva junto aos clientes e parceiros. Isso pode se refletir em maior confiança na marca e em parcerias sólidas no mercado. 

    Cuidar da alimentação dos colaboradores é cuidar do futuro. E para isso, terceirar a gestão de benefícios é uma ótima escolha. Saiba mais sobre como terceirizar a gestão de benefícios.

Compartilhar esta publicação