10 formas de realizar a promoção da saúde nas empresas

A promoção da saúde em uma empresa é de extrema importância, pois contribui para o bem-estar geral dos colaboradores e, consequentemente, para o sucesso organizacional. 

A força motriz de uma organização são os seus talentos e, para que os processos sejam executados com produtividade e eficiência, a saúde da equipe precisa ser um cuidado constante. Quando desequilibrada, pode gerar consequências até mesmo econômicas para as instituições.

Neste artigo, explicamos por que é importante investir na promoção da saúde e do bem-estar dos profissionais e as principais formas de implementá-la no seu negócio. Confira!

Por que é importante investir na promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores?

A promoção da saúde no trabalho é importante para manter os colaboradores saudáveis, física e mentalmente, além de oferecer um ambiente corporativo motivador. 

Um estudo realizado pela Gallup mostrou que organizações com funcionários felizes possuem 50% menos acidentes laborais, o que reforça o quanto são necessárias ações voltadas para a promoção da saúde nas empresas.

Estas práticas geram inúmeros benefícios para a instituição, como:

  • Diminuição de turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Colaboradores engajados;
  • Redução de problemas jurídicos.

Ao incentivar e investir na saúde dos talentos, a empresa cria um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável, reduzindo os riscos de doenças ocupacionais, absenteísmo e baixo desempenho.

Além disso, programas de promoção da saúde podem estimular hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, a alimentação equilibrada e a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, resultando em funcionários mais motivados, engajados e com maior qualidade de vida.

Dessa forma, a promoção da saúde no negócio não apenas beneficia individualmente os talentos, mas também contribui para a construção de um ambiente de trabalho positivo e sustentável, promovendo a satisfação dos funcionários e o crescimento da organização.

Afinal, o que é a saúde no ambiente de trabalho?

A saúde no ambiente de trabalho, também chamada de saúde ocupacional, é um conjunto de ações que a empresa estrutura para manter os talentos com a mente e o corpo saudáveis, além de promover um ambiente motivador.

Esse é um cuidado importante, tendo em vista que funcionários doentes e desmotivados geram impactos negativos para os resultados da organização, além de contribuir para uma má reputação. 

Por outro lado, o conjunto de ações implementadas para promover o bem-estar pode resultar em uma maior proximidade entre a instituição e o colaborador e, consequentemente, em uma equipe mais disposta e satisfeita.

10 passos para colocar a promoção da saúde em prática na sua empresa

O segredo para realizar um controle efetivo de doenças é a prevenção. Por isso, o setor de RH precisa definir ações a longo prazo para que os colaboradores se mantenham saudáveis. 

A seguir, listamos os 10 passos importantes para colocar em prática.

1. Reforce a importância da saúde mental

Nunca é demais reforçar para os colaboradores sobre a importância da saúde mental. As doenças dessa natureza vêm crescendo nos últimos anos, e segundo dados da OMS, 15% dos trabalhadores no mundo possuem algum transtorno mental. Isso mostra como é essencial que a empresa ofereça condições saudáveis de trabalho e aconselhamento psicológico à sua equipe.

2. Cuide da ergonomia dos profissionais

A ergonomia é uma ciência que busca entender as relações do homem com as condições de trabalho. Desse modo, ela pode estar relacionada a ergonomia física, organizacional e cognitiva. 

Por isso, é importante desenvolver materiais e treinamentos para que os colaboradores exerçam suas atividades sem prejuízo à saúde ocupacional, promovendo uma adaptação correta ao uso dos equipamentos, em termos de postura, comportamento, intervalos para descanso, etc. 

Assim, a ergonomia será uma aliada nas atividades que demandam esforço repetitivo, evitando lesões. 

3. Insira a ginástica laboral nas atividades da organização

É importante consultar especialistas para criar uma lista de exercícios direcionados à prevenção de doenças, principalmente das que são causadas pelo esforço repetitivo. Assim, é possível implementar a ginástica laboral, com duração de 10 a 15 minutos por dia, para garantir que a equipe tenha pausas para relaxar e alongar o corpo.

4. Realize campanhas de vacinação

Contratar fornecedores para vacinar os colaboradores, seguindo o calendário geral ou suprindo demandas específicas da empresa, é também uma ação essencial na promoção da saúde da equipe.

5. Crie materiais informativos

Um passo fundamental é abordar temas sobre a importância da saúde em folhetos, e-books, e-mails e outros veículos de comunicação da organização. Muitas vezes, os profissionais não conhecem práticas positivas para o seu bem-estar e, por consequência, não se engajam em criar bons hábitos.

Também é importante criar campanhas de conscientização para gerar conhecimento e alerta sobre as doenças e as palestras, por exemplo, são um ótimo meio de implementar essas campanhas. 

Uma dica é utilizar os meses temáticos do calendário nacional, como Janeiro Branco (saúde mental), Outubro Rosa (câncer de mama), entre outros conhecidos e divulgados no país.

6. Fomente uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada é uma necessidade de todos e, garantir que os funcionários estejam bem alimentados por meio de vale refeição ou vale alimentação, é uma forma de mantê-los bem e produtivos.

7. Aposte no RH estratégico

Para a promoção da saúde na empresa, é essencial ter um RH estratégico e assertivo. Implementar ações de conscientização e motivar os talentos a cuidar da saúde requer uma boa estruturação para obter bons resultados.

Assim, é possível melhorar a comunicação organizacional, diminuir o número de demissões e manter os colaboradores satisfeitos com o ambiente em que trabalham.

8. Incentive o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Administrar a vida profissional e pessoal pode ser bem complexo e, muitas vezes, os colaboradores se sentem esgotados ou sobrecarregados. Isso gera um desempenho negativo tanto no trabalho quanto fora dele e, como consequência, as doenças surgem.

É importante que a organização esteja atenta ao bem-estar dos funcionários fora do ambiente corporativo e incentive a manter um equilíbrio entre ambos.

9. Construa um bom ambiente de trabalho

Um ambiente organizacional saudável e prazeroso de estar é um fator importante para manter os profissionais felizes e produtivos. Por isso, a empresa precisa ter uma infraestrutura agradável e confortável de se trabalhar, oferecendo, por exemplo, cadeiras e mesas adequadas, local para descanso e refeitório bem estruturado.

10. Promova a prática de atividades físicas

Promover a prática de atividades físicas é também uma forma de ajudar sua equipe a cuidar do corpo e da mente.

Criar grupos de ginástica ou corrida e oferecer benefícios como descontos em academias, por exemplo, são ações que auxiliam nesse incentivo.

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