Um dos maiores desafios em ter uma gestão de frota eficiente está em contar com sistemas e recursos tecnológicos especializados, que poderão trazer uma visão detalhada e mais clara dos processos operacionais, desempenhos e resultados.
Acompanhar o deslocamento de motoristas, ter o controle e fazer o rastreamento da frota também são tarefas difíceis de serem executadas sem as ferramentas e tecnologias certas.
Uma solução que ajuda a ampliar visão sobre a frota e a monitorar motoristas e veículos são as cercas virtuais. Utilizadas para verificar a circulação e o cumprimento das atividades dos condutores, ela pode ser uma verdadeira “mão na roda” para gestores. Você descobre como a partir da leitura do blog de hoje!
Como funciona uma cerca virtual na gestão de frota?
Para entender as cercas virtuais, primeiro pense na demarcação de uma área, feita por cercas físicas, ao longo da extensão do território de uma fazenda. Essas cercas físicas definem até onde é o limite de extensão da fazenda. Conseguiu visualizar?
Uma cerca virtual também funciona assim: ela delimita um espaço de circulação, indicado no mapa de um sistema de rastreamento de frota, para verificar e controlar até onde um veículo de frota pode ir ou não em um determinado roteiro.
É a alternativa ideal para auxiliar gestores no controle da duração de viagens, jornada de trabalho dos motoristas, otimização de rotas e uso de eficiente de combustível.
As cercas virtuais no dia a dia da frota
Para configurar as cercas virtuais é preciso criar o mapeamento de rota da frota. Com o uso de um roteirizador gestores conseguem estipular os limites permitidos em volta de uma área. Essa mesma funcionalidade registra quando o veículo entra ou sai, utilizando a data, o horário e a localização exata.
Com o mapeamento criado e as cercas delimitadas, é possível acompanhar a frota automaticamente e receber notificações, via sistema de telemetria, de cada ação realizada dentro da área cercada.
De posse de todas as informações levantadas pelo software das cercas, o gestor de frota avalia o comportamento de motoristas dentro da área traçada e o cumprimento da rota definida no roteiro para tomar decisões assertivas de acordo com o objetivo da empresa.
Por que utilizar cercas virtuais na gestão de frotas?
Até aqui mostramos como as cercas virtuais atuam na rotina de monitoramento de veículos e, a partir disso, foi possível entender que o gerenciamento de frota ganha em eficiência e fica mais estratégico operacionalmente falando.
Agora, vamos apresentar algumas vantagens de utilizá-la em modelos de gestão:
1. Segurança para a frota
Ao configurar um perímetro para acompanhar motoristas, as cercas virtuais tornam a operação mais segura, já que qualquer mudança de rota é notificada e pode ser monitorada pelo sistema. O que garante maior tranquilidade aos motoristas e menos riscos de incidentes para os veículos.
2. Gestão em tempo real
Por meio da cerca virtual gestores de frota podem ver, em tempo real, onde estão os motoristas e como tem sido sua condução durante um trajeto. Além disso, também conseguem acompanhar se as rotas estabelecidas estão sendo seguidas e adaptar os roteiros de circulação para diminuir atrasos, aumentar a produtividade e a eficiência da frota.
3. Prevenção de danos e redução de custos
O acompanhamento eficiente da frota através de uma tecnologia operacional, como a cerca virtual, é a melhor forma de prevenir acidentes, minimizar danos e reduzir gastos, principalmente com combustíveis. Gestores conseguem planejar percursos e se antecipar a qualquer eventualidade que possa prejudicar o desempenho da frota ou o bem-estar dos motoristas.
Qual a melhor forma de utilizar as cercas virtuais?
Apenas instalar e implementar o uso das cercas virtuais no monitoramento de veículos não fará com que os resultados de gestão da frota comecem a evoluir magicamente.
Antes disso, gestores precisam entender que um conjunto de ações devem ser tomadas, para que o sucesso operacional seja uma construção gradual sólida. Processos devem ser seguidos para gerarem progresso na performance da frota como um todo.
Para que isso aconteça, vamos listar algumas medidas complementares que podem ser seguidas em paralelo à utilização das cercas virtuais:
Política de frota: é o documento fundamental para estruturar qualquer operação que envolva a gestão de frota. Uma política de frota define normas e boas práticas de condução que devem ser seguidas por motoristas no cumprimento de suas funções, manuseio de veículos e diretrizes da empresa.
Definição de rotas: a delimitação de áreas só é feita quando as rotas ideais são traçadas. Isso ajuda no rastreamento dos veículos, na gestão da rotina de trabalho dos motoristas e no acompanhamento das condições dos veículos.
Uso da telemetria: com um sistema de acompanhamento da frota completo e eficaz, como a telemetria da ValeCard, o gestor de frota acompanha o consumo de combustível, a localização, deslocamento e pode configurar as cercas virtuais.
Depois de conhecer um pouco mais sobre cercas virtuais e entender a sua aplicação junto à roteirização e telemetria, que tal avaliar o gerenciamento da sua frota e o que pode ser melhorado na saúde dos veículos? Acesse o Checklist de Manutenção gratuito.