5 vantagens de utilizar o biocombustível na frota
Sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de energia por biocombustíveis no mundo? O biodiesel da soja, por exemplo, produz cerca de 6 bilhões de litros por ano. Já o etanol, um tipo derivado da cana-de-açúcar, é responsável por 20% da matriz energética do país e é vendido em postos de combustível.
Toda essa produção e o menor impacto ao meio ambiente, fizeram com que os biocombustíveis se tornassem alternativas cada vez mais presentes. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 20% do combustível usado no setor de transporte é renovável.
Se você está pensando em adotar o biocombustível na sua frota, vamos te explicar um pouco mais sobre essa fonte renovável, quais as vantagens para sua gestão de frota e como escolher o combustível ideal.
Afinal, o que faz um combustível ser renovável?
Renovável é tudo aquilo que tem a capacidade de se renovar. Os biocombustíveis são renováveis porque são criados a partir do reaproveitamento de resíduos, como usar o bagaço da cana-de-açúcar na produção, ao invés de jogá-los no lixo, por exemplo. E por contar com matérias-primas que podem ser restituídas, já que as plantas podem ser cultivadas novamente e, assim, reiniciar esse ciclo.
A biomassa, principal matéria-prima do biocombustível, é toda matéria orgânica, animal ou vegetal, que vem de produtos agrícolas. Os mais conhecidos são a cana, a soja, o milho e a mamona.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), os biocombustíveis podem substituir, parcial ou integralmente, os derivados de petróleo e gás natural em motores de combustão.
Essa alternativa é mais sustentável por sua origem vegetal, uma vez que neutraliza a pegada de carbono e reduz a emissão de gases de efeito estufa. Além de substituir, o biocombustível também pode ser misturado aos combustíveis fósseis para diminuir seu impacto poluente, como no caso do biodiesel que é misturado ao diesel comum.
Conheça alguns dos principais tipos de biocombustíveis
- Biodiesel: pode ser extraído de óleos vegetais, como o presente nos amendoins ou soja, mas também de gordura animal. É uma alternativa ao óleo diesel, menos poluente e com menor impacto no meio ambiente.
- Etanol e bioetanol: o etanol é produzido pela fermentação dos açúcares presentes em plantas como cana-de-açúcar e milho. O bioetanol é semelhante, mas é feito por biomassa, a partir de diversas matérias-primas, como celulose e resíduos agrícolas, em processos de segunda e terceira geração.
- Biogás: produzido pela decomposição da matéria orgânica, como resíduos agrícolas, dejetos animais e resíduos sólidos. Sua composição é basicamente de carbono e metano e pode ser utilizado como combustível.
Se você procura um combustível alternativo e quer melhorar a forma de gerenciar o abastecimento da sua frota, temos conteúdos para ajudar.
5 vantagens de utilizar o biocombustível
Até aqui deu para entender que o uso dos biocombustíveis traz benefícios para o meio ambiente e para a sociedade, certo? Para detalhar um pouco mais, listamos 5 vantagens de adotar esse tipo de combustível renovável na sua frota e na sua rotina.
1 – Menor dependência de combustíveis fósseis
Com os biocombustíveis como alternativas eficientes para as frotas, há redução na predominância de recursos não renováveis e com maior impacto ambiental, como o petróleo. Isso aprimora a segurança energética e reduz a vulnerabilidade causada pelas variações de preço dos combustíveis fósseis.
2 – Sustentabilidade ambiental
A produção de biocombustíveis é feita a partir do cultivo de plantas, que pode ser feito de forma sustentável, como gestão eficiente da terra e rotação de culturas. Por ser renovável, é uma fonte praticamente inesgotável de recursos. Além disso, o uso do biocombustível nos veículos tem menor impacto no meio ambiente.
3 – Redução das emissões de gases de efeito estufa
Uma das maiores vantagens dos biocombustíveis é sua baixa emissão de gases de efeito estufa, o que contribui para redução da pegada de carbono dos carros. Essa diminuição de impactos ambientais afeta a sociedade e a vida como um todo, já que são mudanças percebidas a longo prazo.
4 – Reutilização de resíduos orgânicos e redução de lixo
O reaproveitamento dos resíduos feito na produção dos biocombustíveis atua diretamente na redução da quantidade de lixo e no incentivo de formas renováveis de consumo. Quando destinamos de forma correta os restos de alimentos e resíduos agrícolas, já promovemos uma alternativa mais sustentável de consumo.
5 – Redução de custos e impacto na economia local
Os biocombustíveis possuem um preço mais baixo que os combustíveis fósseis, o que os torna uma alternativa mais econômica para usar em sua frota, além, é claro, de ser mais sustentável. Como são produzidos localmente, são fonte de renda, geração de empregos e exportações, o que fortalece a indústria produtiva e o setor comercial do país.
Como avaliar qual o combustível ideal para sua frota?
Cada tipo de combustível possui vantagens e desvantagens. O primeiro fator que você deve analisar é a compatibilidade de veículos da sua frota com as diferentes possibilidades de abastecimento.
O combustível ideal é aquele que combina economia de custos, melhor desempenho dos veículos e sustentabilidade. Por isso, os biocombustíveis são uma alternativa interessante. Para saber qual combustível escolher, analise cuidadosamente os seguintes fatores:
- Custo-benefício do combustível no dia a dia;
- Impactos ambientais do uso na sua frota;
- Potência e desempenho do motor;
- Frequência de manutenções associadas ao combustível;
- Tecnologias e inovações dos motores de seus veículos;
- Desempenho das operações com cada tipo de combustível.
Com as análises desses dados, você consegue avaliar a performance da sua frota e planejar o uso do combustível que trará os melhores resultados.
Agora que você conheceu as vantagens de utilizar biocombustíveis e como escolher o combustível ideal para sua frota, já pensou em como monitorar sua frota de maneira eficiente? Um cartão abastecimento é um benefício que pode fazer toda a diferença no acompanhamento da rotina dos veículos corporativos: saiba como funciona e quais as vantagens.