ESG: qual a importância e como implementar em seu negócio?

Já ouviu falar sobre o termo ESG? Conhece a sua aplicabilidade na gestão de empresas e rotinas de trabalho? O termo apareceu pela primeira vez em 2005, no relatório da ONU chamado “Who Cares Wins” (“Quem se importa, ganha”). Criado em conjunto com o Banco Mundial, o documento determinou diretrizes para incluir questões ambientais, sociais e de governança na gestão, para mostrar que elas geravam bons resultados para as empresas.

Em 2015, dez anos mais tarde, a ONU criou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030. Essas metas foram incorporadas às iniciativas ESG das empresas, guiando suas práticas e estabelecendo indicadores por meio de dados.

Mas, afinal, o que significa a sigla ESG? Isso nós vamos contar mais detalhes a partir de agora, além de mostrar a importância da pauta e como o RH tem papel fundamental na implementação dessa tendência.

 

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social, Governance e determina um conjunto de critérios e ações para as empresas nos âmbitos Ambiental, Social e de Governança. O objetivo é definir tudo o que pode ser feito para gerar impactos positivos ao meio ambiente, reforçar a responsabilidade social e boas práticas em diversidade, ética e transparência.

Cada uma das letras é entendida como um pilar e delimita ações específicas que deverão ser tomadas no contexto corporativo da gestão de empresas.

– E: Environmental (Ambiental)

São as ações de cuidados com o meio ambiente e práticas sustentáveis, como uso de energia renovável, reciclagem e descarte correto de resíduos. Estabelecer metas e acompanhar o dia a dia ajuda a gerenciar os riscos, seguir as regulamentações e fazer a diferença a longo prazo.

Algumas iniciativas que podem ser adotadas são:
• uso consciente e reciclagem de materiais de escritório;
• uso de fontes de energia ou combustíveis renováveis;
• posicionamento da empresa em relação a assuntos de mudanças climáticas.

– S: Social

Preocupar-se com boas práticas para o futuro também deve envolver os cuidados com as pessoas. Isso inclui os colaboradores de sua empresa, consumidores e a sociedade em geral.

Por isso, o Social especifica ações como:

  • Programas de Voluntariado e ajuda social;
  • Diversidade e inclusão;
  • Respeito às legislações trabalhistas;
  • Projetos de saúde e bem-estar para os colaboradores;
  • Acompanhamento de pesquisas de satisfação e engajamento.

 

– G: Governance (Governança)

As ações administrativas, conduta corporativa e relações com instituições governamentais fazem parte da pauta ESG, no pilar de governança. O que inclui medidas como:

• transparência financeira e contábil;
• relatórios financeiros completos;
• remuneração dos acionistas;
• código de ética e conduta.

> Até aqui indicamos que o ESG faz parte de algumas tendências de mercado as quais as empresas devem se preparar. Conheça mais algumas acessando o conteúdo.

 

A importância do ESG para as empresas

Agora que você conheceu o conceito de ESG e seus pilares, fica mais fácil entender como as políticas descritas até aqui são atuais e necessárias no contexto de qualquer empresa que deseja se posicionar estrategicamente no mercado atual.

Afinal, consumidores e investidores estão atentos às ações ambientais, sociais e de governança das empresas. Esse comportamento reforça algumas das vantagens em adotar estratégias ESG, como:

– Atração de talentos e reforço da reputação: a imagem que a empresa passa para seus públicos com o ESG é mais positiva e consciente. Algo que se reflete na reputação da marca no mercado e, também, na atração de bons profissionais para trabalhar, alinhados aos valores e ações de cada pilar.

– Eficiência financeira e inovação: empresas com boas ações em ESG são vistas como atualizadas e moldadas às novas necessidades do mundo. Fator que atrai a atenção de investidores financeiros, que estão em busca de parcerias para construir um futuro mais sustentável. Além disso, a preocupação com o ESG melhora a eficiência da empresa, uma vez que evita desperdícios e incentiva a inovação para formas mais inteligentes de uso dos recursos.

– Gestão de riscos e regulamentação: estratégias embasadas nas políticas ESG também são importantes para identificar e gerenciar riscos nas operações da empresa. Desde a reciclagem, até as obrigações regulatórias e legais. O plano de ações baseado na sigla propõe mudanças, adequações e transparência nesses processos, tornando-os alinhados às melhores práticas e prevenindo erros ou falhas.

– Fidelização do consumidor: segundo uma pesquisa da Revista Meio Ambiente Industrial, 42% dos consumidores dão preferência a empresas que se comprometem com o meio ambiente. Isso mostra que o comportamento de compra é alinhado ao que as pessoas acreditam e têm como propósito. Por esse motivo, adotar práticas ESG ajuda a atrair e manter clientes.

 

Qual o papel do RH e atuação na implementação do ESG?

O papel do RH é imprescindível para elaborar um manual de práticas ESG a ser adotado pela empresa. Afinal, uma boa gestão de pessoas e o engajamento das lideranças faz com que as iniciativas sejam bem-sucedidas.

O primeiro passo, acontece a partir do entendimento de que o RH é responsável por entender e mostrar os benefícios do ESG, e ser o pioneiro nas ações que deverão reforçar cultura organizacional da empresa, como:

– Diagnóstico da realidade e estruturação de uma política de ESG alinhada à missão, visão e valores da empresa, com metas e estratégias nos três pilares;

– Criação de um plano de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores;

– Revisão e adequação de políticas e diretrizes internas, como código de conduta e segurança da informação;

– Desenvolvimento de pesquisas e espaços de opinião para os colaboradores;

– Estruturação de planos de comunicação e engajamento internos, deixando os propósitos transparentes para todos os colaboradores;

– Elaboração de projetos que priorizem a saúde e bem-estar dos colaboradores.


Deu para perceber que o papel do RH vai além da gestão de pessoas, né? Passa a ser cuidar do fortalecimento de práticas que reforcem o endomarketing, engajamento dos colaboradores com ações que promovam a cultura organizacional da empresa e a promoção de ações que visem o crescimento como um todo.

Afim de saber quais outros pontos devem ser considerados na hora de manter a saúde e o equilíbrio do ambiente de trabalho em que seus colaboradores estão envolvidos? Confira mais um conteúdo que preparamos para você.

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