Clima organizacional: entenda como a ValeCard pode ajudar

clima organizacional

Em um mundo cada dia mais dinâmico, o clima organizacional é um dos maiores desafios das empresas. De acordo com um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, é necessário que os empregadores busquem a excelência em cada etapa da jornada, da atração à retenção do profissional.

 Ainda segundo a pesquisa, a saúde física, mental e financeira dos trabalhadores, bem como a empregabilidade não podem mais ser desconectadas da capacidade de uma empresa de criar valor e ter um desempenho sustentável.

Investir na qualidade de vida para os colaboradores faz parte das ações para promover o clima organizacional, e a gestão dos benefícios ajuda nesse quesito. Quer entender como? Continue a leitura.

Por que é importante promover a qualidade de vida na empresa?

A qualidade de vida no trabalho é um índice de satisfação do colaborador no ambiente laboral, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social e crescimento pessoal.

Esse índice é importante, pois está associado à diminuição de turnover em uma empresa e ao desempenho de seus colaboradores o que, consequentemente, impacta no sucesso e imagem do negócio.

Como a qualidade de vida na empresa envolve vários fatores, é preciso que o gestor de RH esteja atento a vários pontos, sempre estimulando feedbacks, realizando questionários e reuniões para entender o que pode ser melhorado. E uma das formas de fazer isso é através de pesquisas de clima, que falaremos melhor ao longo do conteúdo.

8 principais vantagens de ter um bom clima organizacional

Investir na qualidade de vida é uma estratégia que traz vantagens tanto para os trabalhadores quanto para a empresa. Veja cada uma delas a seguir:

Para a empresa

  • Aumento expressivo na produtividade, melhorando a atenção e a motivação de toda a equipe.
  • Diminuição de absenteísmo, rotatividade de colaboradores e despesas relacionadas ao tratamento de saúde, admissões e demissões.
  • Estímulo à inovação para os desafios da empresa.
  • Redução dos custos com saúde e afastamentos do trabalho.
  • Fortalecimento da imagem da empresa e reputação positiva no mercado, vantagem significativa em relação aos concorrentes.

 Para os colaboradores

  • Melhoria da motivação e do engajamento, ao se sentirem valorizados e respeitados no ambiente de trabalho. Assim, são incentivados a dar o melhor de si e se dedicar às suas tarefas.
  • Redução do estresse, que pode ser alcançado através da criação de políticas que visam garantir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, da promoção de atividades de bem-estar e de um clima de respeito e cooperação entre colegas.
  • Promoção da comunicação e da colaboração, favorecendo a construção de relacionamentos.

 Além de contribuir com o clima organizacional, a gestão de benefícios também ajuda na isenção fiscal de uma empresa. Entenda: Como a gestão de benefícios pode ajudar na isenção fiscal da empresa.

Pesquisa de clima organizacional: aprenda como colocar em prática na sua empresa

 Uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta necessária para entender a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e identificar oportunidades de melhorias. Confira abaixo algumas etapas importantes:

1. Defina o objetivo da pesquisa

 Antes de iniciar a pesquisa, é preciso definir claramente qual é o seu objetivo. Isso ajudará a direcionar as perguntas e os temas abordados.

2. Escolha a metodologia adequada

 Existem diversas metodologias para realizar uma pesquisa de clima organizacional, desde questionários online até entrevistas individuais. É importante escolher a que melhor se adapte à realidade da empresa e do seu público interno.

3. Elabore as perguntas

 As perguntas devem ser objetivas e claras, abordando temas relevantes para o clima organizacional da organização, como comunicação, liderança, reconhecimento, ambiente de trabalho, entre outros. É preciso evitar questões ambíguas ou que possam gerar interpretações diferentes.

4. Garanta a confidencialidade

 É fundamental garantir a confidencialidade das respostas dos colaboradores. Isso contribui para um maior envolvimento dos participantes e para obter resultados mais precisos.

5. Realize a pesquisa

 Após definir a metodologia e elaborar as perguntas, é hora de realizar a pesquisa. É importante que ela seja divulgada de forma clara e transparente para os colaboradores, para que eles entendam a sua importância e se sintam motivados a participar.

6. Analise os resultados

 Após coletar as respostas, é o momento de analisar os resultados para identificar os pontos fortes e as oportunidades de mudanças em relação ao clima organizacional da empresa. É importante apresentar os resultados para a equipe e elaborar um plano de ação para implementar as melhorias identificadas.

7. Faça um acompanhamento

 É interessante realizar a pesquisa periodicamente para acompanhar a evolução do clima organizacional da empresa e identificar novas oportunidades de aperfeiçoamentos.

 Uma pesquisa bem realizada pode trazer muitas vantagens para a empresa, principalmente se resultar em benefícios reais para os colaboradores.

 Neste quesito, a ValeCard pode ser a opção ideal para a melhoria do clima organizacional da sua organização, já que os benefícios oferecidos ajudam na qualidade de vida dos colaboradores, proporcionando mais engajamento e empenho.

Como a ValeCard pode ajudar na manutenção do clima organizacional dos colaboradores?

 A qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada ao bem-estar físico, emocional, psicológico e financeiro do profissional. Assim, uma das maneiras de promovê-la é oferecendo benefícios para a equipe.

A ValeCard oferece soluções completas para a gestão de benefícios de uma empresa. Cada uma com a intenção de facilitar o desenvolvimento de uma área da vida do colaborador. Confira algumas opções oferecidas pela ValeCard.

  • Vale Alimentação/Refeição: Dê tranquilidade e autonomia aos colaboradores para fazerem compras alimentícias e diminua os custos com a isenção de encargos sociais.
  •  Vale Farmácia: Essa opção facilita o acesso dos colaboradores a medicamentos e reduz os índices de faltas e atrasos da sua empresa.
  •  Vale Viagem: Controle despesas, elimine reembolso e adiantamentos com viagens e deslocamentos de seus colaboradores.
  •  Vale Escolar: Com esse benefício, os colaboradores podem comprar materiais escolares, livros, uniformes e óculos de grau para seus familiares.
  •  Vale Natal: Para surpreender no final do ano, essa opção facilita e traz economia, evitando problemas de logística com cestas físicas e envios.
  •  Vale Convênio: O convênio oferece um adiantamento salarial, trazendo tranquilidade para o colaborador. Para a empresa, elimina-se a necessidade de pagamentos em cheques, dinheiro ou depósitos.
  •  Vale Cultura: Este vale dá acesso à cultura, como compra de livros, entradas em teatros e em eventos culturais.
  • Bônus: Já este benefício é um cartão direcionado para pagamento de premiações ou campanhas de incentivo ágeis, com a premissa de ter uma política interna ou campanha de metas.
  • Presente: Este formato permite presentear em qualquer momento, proporcionando gratificações para todos os níveis de funcionários. Muito utilizado para reconhecer os colaboradores mais motivados por todo o trabalho desenvolvido.

 E se você quer conhecer melhor as opções da ValeCard, entre em contato conosco e solicite uma proposta!

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024