Quando a gente é da área de Recursos Humanos, recrutar e receber um novo colaborador ou colaboradora é algo corriqueiro. Por outro lado, para a pessoa que vai chegar, existe um mundo novo de possibilidades e sonhos. Ele ou ela esperam ser bem recebidos, acolhidos, querem pertencer a esse novo universo de possibilidades que se abriu!
Nesse encontro, o programa de onboarding é de extrema importância. É quando o RH e as lideranças abrem as portas de suas áreas, apresentam o ambiente de trabalho, explicam como o negócio funciona. Procuram deixar claras as normas e procedimentos, promover a integração com os colegas, alinhar valores e propósitos pessoais e corporativos, compartilhar a força da cultura organizacional.
Neste artigo, você vai aprender o que é onboarding, como avaliar seus resultados e como integrá-lo à sua estratégia de employee experience. O objetivo final é transformar a chegada na empresa em uma experiência memorável para novos colaboradores e colaboradoras. Boa leitura!
Onboarding: o que é e por que é importante?
Um dos objetivos do onboarding é receber e acolher as pessoas que chegam, para que possam facilmente entender a empresa, incorporar sua cultura e seu jeito de trabalhar.
O onboarding é tanto conceitual quanto prático, objetivo e voltado para resultados. É um programa estruturado para receber e integrar o novo colaborador. Uma pessoa que chegou para somar e entregar resultados, a partir de conhecimentos, expertise, habilidades e muita vontade de fazer a diferença.
Um levantamento feito pela consultoria PinPeople, especializada em experiência do colaborador, identificou que a percepção positiva com a empresa é de +88,8 pontos nos primeiros 90 dias no novo emprego. Os dados foram baseados nas avaliações de mais de 400 mil pessoas que responderam à pesquisa da consultoria em 2023. A metodologia utilizada foi a eNPS, que varia de -100 pontos a + 100 pontos.
Essa integração com a empresa passa por diferentes dimensões que precisam ser apresentadas e explicadas, para que o novo colaborador possa se ambientar à nova realidade corporativa. Preferencialmente, deve acontecer nos primeiros dias ou semanas de vínculo, com uma agenda estabelecida.
Temas que podem ser abordados:
- Normas, procedimentos e questões administrativas
- Alinhamento de expectativas com o time e superiores
- Oferecimento de estrutura de trabalho
- Modelo de orientação da empresa (produção, produto, vendas ou marketing)
- Procedimentos legais e formais
- Atividades de familiarização com a cultura organizacional
- Plano de carreira e avaliação de desempenho
Esses aspectos podem ser apresentados por meio de recursos variados, como vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, apresentações ou palestras, tour pela empresa, conversas interpessoais.
O onboarding pode ser presencial, remoto ou híbrido, dependendo da cultura da empresa. No estudo “O futuro do onboarding”, feito pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Talenses Group, 64% dos entrevistados relataram que se sentiram integrados à empresa após participar de programas híbridos, que combinam atividades presenciais e remotas.
A integração e o pertencimento são aspectos importantes para a retenção de colaboradores. Hoje em dia, vale estar atento aos sinais de que as pessoas não querem permanecer na empresa.
> Um dos fenômenos que a área de RH precisa estar atenta, é o chamado “quiet quitting”, ou demissão silenciosa. Saiba mais a respeito.
Vantagens do onboarding
O onboarding é parte importante do processo de employee experience. As pessoas vivem uma jornada nas empresas, que começa com o recrutamento, passa pelo onboarding, pelas ações de desenvolvimento e evolução na carreira, até chegar ao momento de partir para outro desafio.
Confira algumas vantagens para a empresa:
- Retenção de talentos: recém-contratados se sentem bem-vindos e integrados à cultura desde o primeiro dia, criam uma percepção positiva e têm maior propensão em permanecer na empresa.
- Melhor produtividade: quando os novatos entendem claramente seu trabalho, suas responsabilidades e o que se espera deles, atuam de forma mais eficiente. Isso pode acelerar o tempo para que as pessoas cheguem ao nível de produtividade esperado.
- Alinhamento com a cultura organizacional: a apresentação do propósito, visão, missão e valores contribui para o alinhamento das pessoas com o jeito de ser da empresa. Todos ficam na mesma página e trabalham em direção aos mesmos objetivos
- Redução de custos de recrutamento: a retenção de profissionais qualificados reduz a necessidade de novas contratações, que levam tempo e consomem recursos.
- Melhora no clima organizacional: ao passar pelo onboarding, as pessoas se sentem integradas, confortáveis e motivadas, o que torna o ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.
Como avaliar o sucesso do onboarding?
Existem diferentes maneiras para avaliar o onboarding. Confira algumas:
- Canais de escuta: seja por meio da liderança ou dos instrumentos formais de pesquisa, realizadas em períodos específicos (30, 60 e 90 dias de jornada). Podem ser feitas perguntas sobre clareza das informações recebidas, suporte recebido, integração cultural, entre outros aspectos.
- Pesquisa de clima organizacional: com perguntas específicas voltadas para colaboradores e colaboradoras com menos de um ano de empresa. Pode ajudar a identificar a percepção dos novos colaboradores sobre a empresa e o processo de integração.
- Avaliação do colaborador ao final do processo de experiência: por meio de conversas com a liderança ou a equipe de recursos humanos. O roteiro deve incluir questões específicas sobre o onboarding, como duração, temas tratados, aprendizados etc.
- Indicadores de gestão de pessoas: provavelmente sua empresa já definiu e acompanha a taxa de retenção após o primeiro ano, turnover em intervalos específicos, registros de incidentes, reclamações e baixa performance.
- Tempo para Alcançar Plena Produtividade: quanto tempo leva para os novos colaboradores atingirem a produtividade esperada pode indicar a eficiência do onboarding.
- Onboarding remoto: treinamentos digitais podem ser avaliados por meio de testes ou sistemas de avaliação instantâneos, que medem o grau de entendimento de maneira imediata.
Avaliar a eficácia de um programa de onboarding envolve uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos, observando-se a consistência e a simplicidade nas ferramentas utilizadas.
6 dicas para deixar o onboarding mais atrativo e garantir uma integração eficaz
O onboarding é uma das etapas da jornada de employee experience. Da mesma forma que as empresas buscam oferecer a melhor experiência para clientes, devem voltar seu olhar para dentro e pensar estrategicamente em cada passo, a começar pelo recrutamento.
Algumas dicas para tornar seu onboarding mais atrativo:
- Elabore o programa de acordo com o perfil das pessoas que você contrata.
- O onboarding começa no processo de recrutamento e seleção. Tenha um site de carreira atrativo, com informações completas sobre como é trabalhar na sua empresa.
- Combine conteúdos digitais e presenciais. Tudo aquilo que for digital e remoto, deve ser produzido com antecedência, testado e validado, para que seja um caminho de autoaprendizagem.
- Planeje seus materiais de comunicação: sejam vídeos, apostilas, treinamentos em plataforma de aprendizagem. Prepare também um kit de boas-vindas.
- Envolva as pessoas para que elas recebam o novo colaborador ou colaboradora com acolhimento e receptividade.
- Seja criativo na proposta comunicacional do onboarding, mas seja profissional e tenha maturidade. Jogos são bem vindos, interação é bem vinda, mas tudo tem que ter um propósito de comunicação, engajamento e motivação.
Trouxemos aqui algumas informações para ajudar sua área de RH a implementar ou estruturar melhor o onboarding da sua empresa. Vale lembrar que ele é uma das etapas de um processo maior da jornada do colaborador. Quer saber mais sobre employee experience? Confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você!