Injeção eletrônica: tudo o que você precisa saber

Acompanhar o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva é uma das responsabilidades do gestor de frotas, independente do número de veículos administrados e do porte da empresa. Neste artigo, abordamos o sistema de injeção eletrônica e sua contribuição para o gerenciamento de frotas. 

O objetivo é que você entenda o que é esse sistema, quais são as suas vantagens, a importância para a redução de gastos, a contribuição para o aumento da vida útil dos veículos e a redução do impacto ambiental.

Desde a década de 1990, a injeção eletrônica foi incorporada aos veículos fabricados no Brasil, passando a ser obrigatória. A frota nacional soma hoje 121,4 milhões de unidades em circulação, conforme o Ministério dos Transportes.  Estima-se que mais de 80% desse total utilize a tecnologia.

Continue a leitura e saiba mais sobre o tema e como seu entendimento pode auxiliar no seu trabalho de gerenciamento de frota. 

 

O que é injeção eletrônica e quais são seus componentes?

É um sistema que controla e monitora a mistura de ar e combustível necessários para o bom funcionamento do motor. A injeção eletrônica é formada por um conjunto de componentes que monitoram essa operação mecânica, por meio de sensores conectados a uma unidade de controle. 

Ao direcionar para o motor a quantidade exata de combustível, a injeção eletrônica garante uma operação mais eficiente, sem desperdícios ou falhas. Assim, o gestor de frotas controla de maneira assertiva os custos operacionais, as necessidades de manutenção e a antecipação de problemas. Os componentes são:

  1. Unidade de Controle Eletrônico: trata-se do cérebro do sistema, que faz o monitoramento e o controle da quantidade de combustível que vai da bomba ao motor. Está conectada aos sensores que fazem a leitura dos dados.
  2. Sensores
    1. Oxigênio: mede a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape, para calcular a mistura correta de ar e combustível
    2. Temperatura do motor: gera informações para ajustar a injeção de combustível para manter a temperatura
    3. Fluxo de ar: faz a medição da quantidade de ar que entra no motor
    4. Posição do acelerador: detecta a posição do pedal
  3. Injetores de combustível: válvulas controladas eletronicamente que enviam o combustível na quantidade exata e no momento correto, diretamente no cilindro do motor ou no coletor de admissão
  4. Bomba de combustível: fornece o combustível, sob alta pressão, para os injetores.

O bom funcionamento desse sistema traz inúmeras vantagens para a gestão da sua frota, bem como o cuidado com os pneus. E a vulcanização dos pneus? É seguro fazer? Entenda como funciona. 

 

Quais são as principais vantagens de contar com esse sistema?

Uma das principais vantagens é a eficiência no consumo de combustível, seguida pelo melhor desempenho e confiabilidade do veículo. O sistema também contribui para a redução da poluição ambiental, o que tem impacto positivo na gestão de multas.

Vantagem

Impacto

Ganhos para o gestor de frota

Eficiência no consumo de combustível

Otimiza o funcionamento do motor, que opera de forma mais eficiente, consome menos para percorrer distância igual

Redução de custos operacionais com abastecimento

Redução de emissões e cumprimento da regulamentação

Diminui a emissão de gases nocivos ao ambiente, adequando-se aos parâmetros regulamentares

Evitam-se multas e penalidades. A imagem da empresa melhora com indicadores ambientais positivos 

Melhoria no desempenho e na confiabilidade da frota

O motor funciona de forma mais eficiente e otimizada, com resposta mais rápida ao acelerador e maior potência 

Frota ganha em produtividade e confiabilidade, melhorando a eficiência das operações 

Manutenção preventiva e diagnósticos precisos

Sensores e luzes de alerta fazem autodiagnósticos do funcionamento. Tudo é monitorado em tempo real, o que permite a detecção antecipada de problemas 

Possibilidade de evitar que problemas se agravem. Fica mais barato agir preventivamente, reduzindo o tempo de inatividade e os custos de manutenção

Facilidade de monitoramento e controle

Integração dos sistemas de injeção eletrônica aos sistemas de gestão de frotas possibilita o acesso a dados detalhados sobre o desempenho do motor, consumo de combustível, emissões, entre outros

Agilidade na tomada de decisões, a partir de dados qualificados

Como identificar problemas na injeção eletrônica do automóvel?

Cabe ao gestor de frota orientar os motoristas no sentido de ficarem atentos a qualquer alteração no painel do carro ou no funcionamento do motor.

Essas orientações devem estar claras na política de frotas. Com sistemas de monitoramento e rastreamento de frota, é possível acompanhar tudo em tempo real.

Em relação aos sinais de problemas, conheça os mais comuns:

Problema

Como identificar

O que fazer

Luz de verificação do motor

Tem o formato de um pequeno motor que acende no painel 

Levar o veículo para manutenção

Dificuldade para dar partida

Pode ser sinal de injetores entupidos ou falha na bomba de combustível

Verificação por um profissional especializado

Perda de potência e desempenho ruim

Quando a mistura ar-combustível é inadequada, isso pode resultar em falta de potência, aceleração fraca ou dificuldade para manter a velocidade

Verificar o correto funcionamento dos sensores e a pressão do combustível

Aumento no consumo de combustível

Se acontecer de forma súbita, sem mudanças correspondentes nas condições de condução, pode ser sinal de inadequação na mistura ar-combustível

Verificar o sensor de oxigênio e o de fluxo de ar

Fumaça exagerada no escapamento

Sinal de combustão incompleta ou excesso de combustível sendo injetado

Verificar os injetores e o estado do motor

Marcha lenta irregular

Motor “engasgando” em marcha lenta ou funcionando de maneira irregular 

Verificar o sensor de posição e os injetores

Falhas de ignição

Injetores entupidos ou problemas no sistema de ignição, que podem causar vibrações ou perda de potência do motor

Limpar os injetores e inspecionar as velas de ignição

Cheiro de combustível não queimado

Pode indicar vazamentos ou injeção excessiva de combustível

Avaliar se existem vazamentos e verificar os injetores

Manutenção e prevenção são a chave do sucesso para o gestor de frotas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre injeção eletrônica, é possível aproveitar todo o potencial que essa tecnologia traz para a melhoria do gerenciamento da frota da sua empresa. 

Vale ficar atento aos sinais de problemas e investir em manutenção e prevenção, para aproveitar todas as vantagens para os veículos, a empresa e o ambiente. 

Aproveite a oportunidade e conheça o checklist da manutenção preventiva, um material desenvolvido exclusivamente para facilitar o dia a dia do gestor de frota. 

 

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VALERIA CARDOSO
11 de setembro de 2024