Luzes do painel do carro: você sabe identificar o problema?

luzes do painel do carro

Luzes do painel do carro: o que vem em mente quando você se depara com essa sequência de palavras? Dúvidas? Desespero? Preocupação? Calma!

Nós sabemos que esse assunto pode ser um pouco delicado, e é exatamente por isso que estamos aqui para esclarecer e deixar tudo bem explicado.

Você, que é gestor de frota, conhece a função e o significado de todas as luzes do painel do carro? Sabe o momento exato de parar e prestar atenção ao que elas podem indicar sobre os veículos da sua frota?

É importante ter conhecimento dessas informações, que podem parecer básicas, mas que pegam muita gente desprevenida, e podem te ajudar a ter melhor controle na hora de fazer a manutenção da frota.

Fique atento e faça suas anotações, que agora vamos passar uma visão geral sobre cada uma delas!

O significado das luzes do painel do carro

Desde os primeiros momentos em que começamos a aprender a dirigir somos instruídos, nas aulas teóricas da autoescola, que as luzes do painel do carro servem para informar, alertar ou indicar as principais funções em execução no automóvel.

É evidente que cada veículo tem um painel diferente e alguns deles contam com computadores de bordo sofisticados, que fornecem informações mais detalhadas do que nos modelos populares.

O fato é que, em todos os casos, o significado das luzes do painel do carro geralmente é o mesmo. E o motorista precisa ter o conhecimento correto para conseguir fazer uma leitura precisa e tomar os devidos cuidados, se necessário for.

O que querem dizer as cores das luzes do painel?

Antes de entender o que querem dizer as cores das luzes do painel, é importante que você saiba que elas existem por uma hierarquia. É ela quem vai definir o grau de perigo para motoristas ou passageiros.

Luzes verdes, azuis ou brancas tem a finalidade de informar ao motorista sobre o acionamento de algumas funções básicas, como por exemplo, indicar que o farol alto ou a seta foram ligados.

Luzes amarelas ou laranjadas indicam que o motorista deve prestar a devida atenção aos sinais que estão sendo manifestados, apesar de ainda não se tratar de algo grave.

Luzes vermelhas são sinal de algo mais grave, que deve ser resolvido com urgência. A recomendação é levar ao mecânico, concessionária ou seguradora responsável o quanto antes, para solução do problema.

Política de Frotas: saiba a importância de contar com o modelo em sua empresa

Por que manter a revisão da frota em dia auxilia no entendimento do painel dos veículos?

Uma gestão de frotas eficiente é aquela que entende o momento certo de cuidar da revisão e manutenção de cada veículo, para otimizar o tempo de uso, reduzir gastos e evitar problemas maiores. Para isso, é fundamental estar atento aos sinais que os carros apresentam.

As luzes no painel do automóvel são a principal forma de comunicação entre o veículo e o motorista. Qualquer falha ou alerta ignorado pode significar prejuízos à frota, ao seu bolso e, ainda, à segurança do trânsito.

Veja as principais luzes do painel:

  • Luz de bateria

A bateria do carro é o coração de todo o sistema. A luz vermelha alerta para problemas que não se encontram necessariamente na bateria, mas, também, em seus componentes. Verifique o que pode estar causando e mantenha-se atento à sua vida útil.

  • Luz do freio

A luz do freio indica que tem algo de errado com o sistema hidráulico do freio. O mais comum é que o freio de mão esteja puxado. Caso ele esteja abaixado, o problema pode ser o baixo nível de fluido no freio. Leve a um mecânico para conferir o sistema de frenagem.

  • Luz de temperatura do motor

Diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor, indica a falta de água ou falha no sistema de ventilação. Se ela acender, pare o que estiver fazendo e procure ajuda de um especialista. Provavelmente o motor do veículo superaqueceu ou está perto disso.

  • Luz do pisca-alerta

É a luz que deve ser ativada quando o veículo não estiver em movimento, para indicar algum problema mecânico ou na via.

  • Luz de óleo

Se esta luz estiver acesa, preste muita atenção: ela aponta a existência de falhas no sistema de lubrificação do motor, como o baixo nível de óleo ou algo pior. Nesses casos, se o motor trabalhar sem lubrificação, ele pode fundir. Portanto, tome cuidado!

  • Luz do airbag

Quando acessa, indica que o dispositivo de segurança está com mau funcionamento. Para a sua segurança e dos demais passageiros, solucione esse problema com um profissional o mais rápido possível.

  • Luz do cinto de segurança

Caso motorista ou passageiro não estejam usando o cinto ou o afivele corretamente, o sensor do veículo informará para que o erro seja corrigido.

  • Luz de injeção eletrônica

Se a luz de injeção eletrônica permanecer acesa após ignição ou partida, pode significar problemas no injetor ou catalisador, o que aumenta o consumo de combustível ou pode causar falhas na próxima ignição.

  • Luz de pré-aquecimento de velas

A ativação dessas luzes no painel indica o aquecimento do combustível para partida em carros flex, mas também alerta para o desgaste das velas, corrosão de eletrodos e problemas no isolador. Busque ajuda para encontrar uma resolução.

  • Luz de controle de tração

Tem a função de corrigir a trajetória do veículo e assume o comando do acelerador e do freio para que ele volte à rota adequada. Se ela continuar acesa mesmo que não tenha sido ativada, procure saber o que não vai bem no carro.

  • Luz de baixa pressão dos pneus

Nos veículos que possuem monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), existe uma luz responsável por indicar a baixa pressão. Caso ela acenda, cheque se algum pneu furou ou precisa ser calibrado.

  • Luz de desembaçador de para-brisas

É o mecanismo responsável por ajudar em condições climáticas adversas, desembaçando vidros e melhorando a visibilidade para o motorista. Ficará acesa quando ativada.

  • Luz do Freio ABS

Indica que o sistema do freio não está funcionando por alguma razão. Não indica que o carro perdeu o freio, mas que a frenagem se encontra mais lenta que o normal. Redobre a atenção se ela estiver acesa.

  • Luz de portas abertas

Alerta para portas que não foram fechadas corretamente. Quando estiverem fechadas, apagam normalmente.

Ao reconhecer o problema ou aviso que cada uma dessas luzes indica, o gestor de frotas terá condições de tomar ações preventivas, como, por exemplo, realizar a manutenção de cada veículo da frota.

Aproveite o conteúdo deste texto para aplicar seus aprendizados sobre luzes de painel acesas. Conte também com uma Política de Frotas para tornar a sua rotina mais produtiva e eficaz, na hora de lidar com processos, acompanhar operações e vistoriar veículos corporativos.

 

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024