Como consultar os pontos da CNH: confira o passo a passo

Pontuação na CNH. Já conferiu a sua neste ano? Tem noção de quantos pontos você tem? Não? Talvez seja a hora certa para uma verificação!

A prevenção no trânsito é um assunto sério para todos. Gestores e condutores têm que se resguardar ainda mais, até porque, a suspensão da carteira por excesso de pontos é algo que pode prejudicar a frota de veículos, os resultados da operação e, sobretudo, a empresa.

Mas como consultar os pontos da CNH para saber se você ou seus condutores estão dirigindo regularmente? O texto de hoje do blog vai te contar isso, com um passo a passo para tirar as dúvidas de todo mundo. Fique conosco e aproveite a leitura!

Por que é importante consultar os pontos da CNH?

Precaução. Essa é a palavra que dita a importância de saber como consultar os pontos da CNH frequentemente. Mesmo os condutores mais cautelosos, que seguem as leis de trânsito e se atentam aos mínimos detalhes na direção, estão sujeitos a cair em uma infração por deslize.

Nessas horas é importante ter noção da quantidade de pontos somados na carteira. Por uma questão lógica: menos pontos na carteira representam um risco menor de suspensão. Ainda mais quando o assunto envolve a condução de veículos e gestão de frotas corporativas.

Quando a CNH é suspensa o condutor deve entregar sua habilitação ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mais próximo. Para retomá-la é preciso aguardar os 12 meses de suspensão e, posteriormente, submeter-se a um Exame de Reciclagem, no Centro de Formação de Condutores (CFC).

Nesses casos, porém, existe um agravante: uma CNH suspensa implica, para motoristas de empresas, na suspensão de uma condição essencial para o cumprimento da função: a da regularidade da carteira. O que pode acarretar demissão por justa causa.

> Mudança de categoria na CNH: você sabe como fazer? Saiba o que é preciso para realizar a transição.

Como consultar os pontos da CNH: veja a seguir

A checagem dos pontos da CNH atualmente não é um processo complicado. Existem três formas de realizá-la: através do site do Detran, pelo aplicativo da Carteira Digital de Habilitação e, também, pelo site da Secretária Nacional de Trânsito (SENATRAN).

Aprenda como ver os pontos da carteira de habilitação através do passo a passo para cada uma das opções.

Pelo site do Detran do seu estado

Cada federação conta com o seu próprio site do Detran. Para realizar a consulta é necessário que o motorista faça um cadastro, que pode ser criado com as informações pessoais. Os dados requeridos geralmente são: CPF, RG, CNPJ (se tiver), número da CNH e um e-mail válido.

Com o cadastro feito, acesse a sua conta, clique na aba “CNH” e procure pela opção “Consulta de pontos na CNH”. Pronto! Agora é só conferir a pontuação.

Pelo aplicativo da Carteira Digital de Habilitação

Em primeiro lugar, baixe o aplicativo da Carteira Digital de Habilitação na loja de aplicativos do seu celular. Com os mesmos dados da conta cadastrada no site do Detran, é possível acessar a CNH dentro da plataforma.

Depois de acessá-lo, procure por “Infrações”, selecione “Por Infrator” ou “Por veículo” para visualizar a pontuação registrada.

Pelo site da SENATRAN

Acesse o portal da SENATRAN por um navegador e faça o seu login. Novamente, as informações cadastradas no site do Detran são válidas. Busque pelas opções “Por Infrator” ou “Por Veículo”. Em seguida, a visualização da pontuação por infração já estará disponível.

Qual o limite de pontos na carteira de habilitação?

Até o ano de 2021 o limite de infrações estava estipulado em 20 pontos. Em 12 de abril do mesmo ano, algumas mudanças de legislação entraram em vigor e definiram novas especificidades de penalizações de acordo com a gravidade e quantidade de violações.

Atualmente, os limites de pontos por transgressões são:

  • 40 pontos, para os casos em que não há infração gravíssima;
  • 30 pontos, para os casos em que há uma infração gravíssima;
  • 20 pontos, para os casos em que há duas infrações gravíssimas.

Vale um destaque para os profissionais que têm a direção como atividade remunerada: independentemente da gravidade ou da quantidade de infrações, o limite de pontos permanece em 40. Se encaixam nessa determinação: motoristas de ônibus, caminhão, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo.

Agora que você já sabe como consultar os pontos da carteira de habilitação, a manutenção da sua frota de veículos está em dia? Entenda como otimizar o desempenho das suas operações a partir de uma boa gestão.

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024