Como prevenir doenças ocupacionais: 5 ações essenciais

Entre 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais. Do total, 52,9% das notificações são referentes a acidentes de trabalho grave, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde

Gestores de RH têm um papel importante nas estratégias de prevenção, mas como atuar de forma eficiente? Para tanto é fundamental um trabalho integrado que envolva, entre outras ações, o incentivo aos hábitos saudáveis e a implantação de políticas e procedimentos de saúde e segurança. Se você quer descobrir o que fazer para prevenir doenças ocupacionais, continue a leitura!

Você conhece quais são as principais doenças ocupacionais?

Recentemente, o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo 165 novas patologias que causam danos à integridade física ou mental do trabalhador, entre elas, Covid-19, doenças de saúde mental e distúrbios músculo-esqueléticos.

Ao todo, são 347 códigos de diagnósticos disponíveis no documento e a seguir, listamos as principais e formas de prevenção para cada uma delas:

1. LER/DORT 

Siglas para lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, respectivamente, as duas condições são causadas por movimentos repetitivos, má postura, e ausência de pausas. 

A melhor forma de prevenção envolve realizar pausas regulares, adotar ergonomia adequada no ambiente de trabalho com móveis ajustáveis e uso correto de equipamentos, além de promover exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

2. Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)

Outra doença comum envolve a exposição prolongada a ruídos acima de 85 dB. Neste caso, é essencial haver uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como protetores auriculares.

A empresa também precisa realizar o controle dos níveis de ruído no ambiente, como isolamento acústico e manutenção de máquinas, por exemplo. Outra ação envolve a realização de exames audiométricos periódicos.

3. Doenças respiratórias ocupacionais 

Doenças como asma, silicose, pneumoconiose são causadas por exposição a poeiras, produtos químicos e gases tóxicos. A prevenção passa desde o uso de máscaras e respiradores adequados até a instalação de sistemas de ventilação ou exaustão no local de trabalho.

4. Transtornos mentais e estresse 

Carga excessiva de trabalho, assédio e más condições organizacionais são alguns dos causadores desse tipo de doença. Neste cenário, as medidas adequadas são: 

5. Síndrome de burnout

O estresse e a sobrecarga emocional também podem levar ao famoso burnout, ou esgotamento. Para prevenir é necessário estimular práticas de autocuidado e descanso, garantir cargas de trabalho razoáveis, além de oferecer apoio psicológico e programas de bem-estar no ambiente de trabalho.

 

Qual a importância de prevenir doenças ocupacionais no ambiente de trabalho?

A prevenção de doenças ocupacionais é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, aumentando a produtividade e reduzindo absenteísmo, rotatividade e custos com afastamentos ou tratamentos. 

Além disso, promove um ambiente de trabalho seguro e harmonioso, cumpre as exigências legais e fortalece a imagem da empresa como responsável e comprometida com seus funcionários.


Leia também: Saúde mental no trabalho: como identificar riscos psicossociais

 

5 ações de prevenção para o RH colocar em prática na sua empresa

Prevenir doenças ocupacionais deve ser uma prioridade estratégica no ambiente corporativo, e o RH desempenha um papel fundamental nesse processo. Confira algumas ações para aplicar na sua empresa:

1. Invista no bem-estar dos colaboradores

Oferecer benefícios diferenciados, como o Vale Engajar, que inclui acesso a ferramentas como o Mediquo, Total Pass e Clube Certo, pode melhorar tanto a qualidade de vida quanto o engajamento dos profissionais, promovendo saúde e satisfação.

2. Aposte na capacitação da equipe

A capacitação dos colaboradores é indispensável. Treinamentos frequentes que abordem boas práticas de ergonomia, segurança no trabalho e gestão do estresse ajudam a prevenir problemas antes que eles se tornem críticos. 

3. Incentive hábitos saudáveis

Também é importante incentivar hábitos saudáveis, promovendo campanhas internas sobre alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e pausas regulares durante o expediente.

4. Crie políticas e procedimentos de saúde e segurança

Outro ponto crucial é a implementação de políticas e procedimentos claros de saúde e segurança no trabalho. Garantir que todos os colaboradores conheçam as diretrizes e saibam como utilizá-las no dia a dia aumenta a eficácia das ações preventivas e cria uma cultura organizacional comprometida com a saúde. 

5. Fortaleça a comunicação interna

Garanta que informações sobre saúde e segurança cheguem de forma clara e acessível a todos os colaboradores. Isso pode incluir cartazes, newsletters ou até aplicativos de comunicação corporativa.

Agora que você já está informado sobre as doenças ocupacionais, que tal continuar o assunto e descobrir mais sobre o burnout? Acesse o conteúdo completo e entenda o que é, as principais causas e como prevenir.

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