Como funciona um sistema de arrefecimento do motor?

A gestão de frota exige uma atenção constante à manutenção dos veículos para garantir eficiência e segurança. Entre os sistemas mais críticos, está o sistema de arrefecimento do motor, responsável por controlar a temperatura e evitar o superaquecimento. 

Neste blogpost, você vai entender como esse sistema funciona, quais componentes o compõem e como evitar problemas que podem comprometer o desempenho da frota. Continue a leitura para saber mais!

Como funciona um sistema de arrefecimento do motor?

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor em uma temperatura ideal de funcionamento. Ele evita o superaquecimento ao retirar o calor gerado pela combustão e dissipá-lo no ambiente. Além disso, impede que o motor opere em temperaturas muito baixas, o que também prejudica o desempenho.

Esse sistema funciona por meio da circulação de um fluido refrigerante, que absorve o calor do motor e o transfere para o radiador, onde é resfriado antes de voltar ao motor. A eficiência desse processo é fundamental para evitar danos e garantir o bom funcionamento dos veículos.

O que compõe esse sistema?

O sistema de arrefecimento é composto por diversos componentes que trabalham em conjunto. Inclusive, mantê-los em bom estado é essencial para a manutenção da frota e a redução de gastos. Veja os principais:

  • Radiador: dissipa o calor do fluido refrigerante;
  • Bomba d’água: faz o fluido circular pelo sistema;
  • Termostato: regula a temperatura do motor, controlando o fluxo de fluido;
  • Ventoinha: ajuda a resfriar o radiador, especialmente quando o veículo está parado;
  • Mangueiras: conduzem o fluido entre o motor e o radiador;
  • Reservatório de expansão: armazena o excesso de fluido e mantém a pressão adequada.

Leia também: Tipos de manutenção: entenda como cada um funciona na prática 

O que pode levar ao superaquecimento do motor?

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns em veículos e pode causar danos graves. Entre as principais causas, destacam-se a falta de fluido refrigerante, problemas na bomba d’água, termostato travado, radiador obstruído e falhas elétricas ou no motor da ventoinha.

Esses problemas podem impactar diretamente a gestão de frotas e a gestão de motoristas, já que paradas imprevistas geram atrasos e multas. Ou seja, é necessário implementar medidas para evitar tais ocorrências.

Como evitar isso?

Para evitar o superaquecimento e garantir a eficiência da frota, algumas medidas são fundamentais:

  1. Faça inspeções regulares no sistema de arrefecimento;
  2. Confira o nível e a qualidade do fluido refrigerante;
  3. Mantenha o radiador limpo para evitar obstruções;
  4. Troque componentes desgastados, como a bomba d’água e as mangueiras;
  5. Utilize sistemas de rastreamento de frotas para detectar anomalias de temperatura.

5 possíveis defeitos para ficar de olho

Manter o sistema de arrefecimento funcionando corretamente é essencial para evitar paradas imprevistas, altos custos de reparo e até mesmo o comprometimento do motor. Abaixo, explicamos detalhadamente os defeitos mais comuns e suas implicações para a gestão de frota:

1. Vazamento de fluido refrigerante

Os vazamentos são uma das causas mais frequentes de problemas no sistema. Eles podem ocorrer devido a mangueiras soltas ou rachadas, juntas danificadas ou radiador perfurado.

Nesse caso, um vazamento reduz a capacidade de resfriamento e pode levar ao superaquecimento. A inspeção visual periódica e o uso de aditivos específicos ajudam a detectar e prevenir esse problema.

2. Falha na ventoinha

A ventoinha é responsável por puxar o ar para resfriar o radiador, especialmente em situações de baixa velocidade ou quando o veículo está parado. Sem a ventoinha funcionando, o motor superaquece rapidamente em trânsito lento, impactando a redução de gastos e a manutenção de frota.

3. Entupimento do radiador

O radiador pode acumular sujeira, ferrugem e outros detritos ao longo do tempo, o que reduz a eficiência do resfriamento. As principais causas incluem água de baixa qualidade e corrosão interna.

Um radiador entupido reduz a circulação do fluido e a troca de calor, resultando em superaquecimento frequente. A limpeza regular e o uso de aditivos corretos ajudam a prevenir.

4. Problemas na bomba d’água

A bomba d’água é o componente que faz o fluido circular por todo o sistema. Problemas comuns incluem o desgaste do rotor, que reduz a eficiência da circulação, os vazamentos na vedação do eixo, que comprometem a bomba, além dos ruídos anormais, indicativos de folgas internas ou peças desgastadas.

5. Termostato travado

O termostato é responsável por controlar o fluxo de fluido entre o motor e o radiador. Ele pode apresentar problemas como travamento fechado ou travamento aberto, ou seja, operando em superaquecimento ou funcionamento abaixo da temperatura ideal. 

Isso impacta diretamente a frota, afinal, um termostato defeituoso compromete o desempenho e a eficiência do motor, aumentando o consumo e dificultando a gestão de motoristas, que podem enfrentar paradas imprevistas.

Manter o sistema de arrefecimento em dia é uma das melhores formas de evitar prejuízos e garantir a produtividade da sua frota. Saiba mais sobre como cuidar do motor e garantir a eficiência operacional com nosso conteúdo sobre injeção eletrônica.

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