Por que os profissionais optam por empresas que oferecem flexibilidade?

A flexibilidade tem sido um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais ao buscarem uma oportunidade de trabalho. Para 95% dos trabalhadores, esse é o segundo elemento mais importante na busca de emprego, ficando atrás apenas do salário, de acordo com uma pesquisa realizada pela WeWork em parceria com a Page Outsourcing. Entre os colaboradores das gerações Y e Z, o percentual é ainda maior: 98%.

No entanto, mesmo sendo tão valorizado, há um importante percentual de empresas que não oferecem flexibilidade aos funcionários. De acordo com uma pesquisa da Pipo que ouviu 432 empresas para mapear as práticas de gestão corporativa no Brasil, 41% não oferecem nenhum benefício de bem-estar.
Vamos entender mais sobre a flexibilidade e o que os colaboradores têm buscado atualmente? Continue a leitura!

O que os profissionais buscam quando decidem mudar de emprego?

Se, há alguns anos, o motivo principal para a mudança de emprego era a busca por um aumento de salário, hoje, os colaboradores têm buscado novas oportunidades, motivados por uma maior flexibilidade e benefícios atrativos.

Embora isso não signifique, diretamente, o aumento do valor monetário recebido, a flexibilidade e os benefícios têm sido cotados como novo aumento de remuneração. Entre as opções buscadas, estão: alimentação, refeição, farmácia e vale escolar, por exemplo. E a vantagem para as empresas que oferecem esses diferenciais é ter trabalhadores que se tornam mais engajados e produtivos.

Por que é importante oferecer flexibilidade aos colaboradores no dia a dia?

Atualmente, os gestores de RH possuem vários desafios na hora de recrutar. Além do salário, cada vez mais ações que visam o bem-estar, saúde física e mental do trabalhador são pontos analisados para seguir ou não com a vaga. Portanto, é importante saber que os profissionais estão cada dia mais exigentes em relação a esses benefícios.

Um estudo global da Randstad, multinacional de recursos humanos, entrevistou 35 mil trabalhadores e revelou que mais da metade (56%) da Geração Z afirma que deixaria o emprego se ele interferisse em suas vidas pessoais. Ou seja, com o mercado se renovando, uma nova geração entra no jogo e começa a pautar quais são as prioridades na hora de se decidir por um emprego.

A flexibilidade costuma ser o primeiro questionamento feito nas entrevistas pelos candidatos. Por isso, conheça algumas vantagens de oferecê-la no trabalho:

  • Contribui para a atração e a retenção de profissionais;
  • Garante mais satisfação entre os colaboradores e, consequentemente, melhor performance;
  • Permite que o colaborador tenha mais tempo e disposição para se capacitar continuamente;
  • É importante para a construção de employer branding, levando profissionais a quererem fazer parte da empresa;
  • Melhora o relacionamento entre colaborador e empresa.

Assim, organizações que oferecem benefícios saem na frente.

Inove implementando flexibilidade na gestão da sua empresa

Além do modelo de trabalho, os líderes podem ser mais flexíveis na rotina, prezando pelo diálogo. Em casos em que a equipe trabalha de home office, é importante que existam momentos de descontração e troca entre os colaboradores.

Por fim, investir em gestão de benefícios e plano de carreira também são alternativas para ampliar o bem-estar do colaborador na empresa.

Essas são algumas opções de benefícios que a sua organização pode oferecer aos colaboradores:

Mas, antes de optar por alguma dessas possibilidades, vale seguir algumas dicas:

  • Entenda quais são as necessidades e as expectativas dos colaboradores da empresa para oferecer opções que realmente atendam e façam sentido para eles;
  • Verifique se há obrigatoriedade de acordo com o porte e tipo da sua organização;
  • Confira se o orçamento da organização contempla as soluções planejadas;
  • Pesquise fornecedores e compare opções oferecidas.

Conheça a ValeCard

A ValeCard é uma empresa especialista em gestão de benefícios corporativos que oferece as soluções mais valorizadas pelos funcionários.
A sua organização pode contratar os benefícios mais interessantes e o colaborador tem milhares de estabelecimentos para decidir onde usar.

Tem interesse em conhecer o que a ValeCard pode oferecer aos colaboradores da sua instituição? Garanta bons profissionais no seu negócio com as nossas soluções.
Quero conhecer as soluções ValeCard para a minha empresa

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024