Como se tornar um líder de sucesso?

Como se tornar um bom líder? Essa pergunta intriga tanto quem já ocupa uma posição de gestor quanto àqueles que estão se preparando para isso. Mas será possível existir alguma fórmula pronta, com indicadores que garantem o seu sucesso independente do negócio?

É importante termos esse time de reflexão, porque ninguém se torna um líder inspirador de um dia para o outro. E é exatamente por isso, que nós estamos aqui. O que você vai descobrir agora não é apenas um conceito, vamos destacar o que é ser um líder e como você pode chegar nesse objetivo.

O que é ser um líder?

Ser líder é quando você se torna uma referência, não pelo cargo que você possui, mas pela conduta e como você age em virtude disso. Se quisermos o significado de uma forma mais direta, podemos olhar diretamente no dicionário, lá você encontra duas definições:

  1. Pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer.
  2. Pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas.

Nas duas opções, o real significado é bastante genérico, por isso, para o seu bem é melhor não se apegar a esses exemplos, pois um líder é muito mais que isso. Ter o poder de decidir, de se fazer obedecer, e de influenciar outras pessoas, essas são, de fato, características que marcam o cargo de um líder.

Mas o segredo, de fato, é a forma como isso é feito que faz um líder de verdade. Podemos citar uma frase do filósofo e Doutor em Educação Mario Sergio Cortella, que diz: “Líder é aquele que, quando cresce, os outros crescem também”.

Se formos olhar pelo contexto do líder no contexto organizacional, talvez essa frase seja a mais importante. Em uma empresa, o crescimento sustentável depende tanto dos líderes quanto dos liderados. Isso mostra que essa mesma pergunta pode ser respondida de várias maneiras.

Para te ajudar nessa definição, aqui vão 5 grandes líderes que você provavelmente conhece:

  • Abraham Lincoln
  • Getúlio Vargas
  • Mahatma Gandhi
  • Martin Luther King
  • Nelson Mandela

As atitudes e características de um líder de sucesso!

A lista que acabamos de mostrar no tópico anterior traz líderes que reconhecidamente, tiveram na história o poder de decisão, de se fazer obedecer e influenciar ideias e ações. Assim como manda a definição de líder pelo dicionário.

Mas isso não é o suficiente para te fazer um bom líder. Existem uma série de comportamentos que marcam aqueles que a liderança se dá de forma natural e positiva sobre seus liderados. Vamos dar uma atenção especial para o comportamento organizacional e falaremos mais detalhadamente sobre as principais características e atitudes que se esperam de líderes nas empresas.

7 características de um bom líder

Agora você vai ver 7 das principais características que todo bom líder precisa ter para que se obtenha sucesso em qualquer empresa.

Coragem
A coragem de um líder se manifesta de várias formas, como quando você se coloca em condições de igualdade com os seus liderados, inclusive manter todos, incluindo a si mesmo, comprometidos com os resultados da empresa.

Entusiasmo

Estar motivado para motivar, é o que chamamos de liderança pelo exemplo. Se o você como líder parece desmotivado, você faz o mesmo com o seu time. Por isso, contamine-se positivamente e com novas ideias, assim você estimula seu time a fazer o mesmo.

Flexibilidade

Não existe a possibilidade de ser um bom líder sem estar aberto para novas ideias.Nos dias de hoje, flexibilidade é o novo aumento de salário. Uma forma bacana de aplicar isso no dia a dia é investir em uma gestão de benefícios para aumentar o bem-estar dos colaboradores na empresa.

Equilíbrio

Seja justo e moralmente correto em todas as situações. Imagine as consequências que traria para o clima organizacional se um líder tivesse condutas de alguém que lidera pelo medo ou demonstre fraqueza perante suas equipes.

Gratidão

Reconhecer o esforço de cada colaborador é uma característica indispensável para qualquer líder de sucesso. Isso vai muito além do aspecto financeiro, passando pelo respeito e a capacidade de reconhecer e elogiar.

Habilidade de comunicar

Coloque-se frequentemente na condição de ouvinte, aceite que a comunicação é uma via dupla. A forma como transmite uma mensagem, tom de voz, também é um aspecto que faz toda a diferença.

Humildade

Reconhecer os erros, valorizar contribuições dos outros colaboradores e estar ao lado deles em posição de igualdade, são condutas esperadas em um bom líder.

Lidere com consciência e olhos no futuro

Um bom líder é reconhecido pela sua visão sistêmica ao longo prazo. Isso significa monitorar os resultados e também prever possíveis riscos, além de visualizar oportunidades futuras. Estar de olho no mercado e atento aos ambientes interno e externo da empresa colabora com a tomada de decisões acertadas.

Trace metas que estabeleçam uma sequência de ações para alcançá-las, dessa forma, você raramente será surpreendido por algum imprevisto. isso ocorre porque estão preparados para cenários ruins que costumam desestabilizar uma equipe.

Como identificar que tipo de liderança se encaixa no seu perfil

Bom, agora chegou a hora mais importante, afinal, você está aqui para ser um bom líder, certo? Mas primeiro você precisa encontrar o seu estilo de liderança. Como você já viu, ao longo da história nós tivemos grandes líderes com comportamentos completamente diferentes. Mesmo assim, todos eles são considerados líderes. O que muda, no entanto, é o estilo colocado em prática para liderar.

O jornalista e psicólogo Daniel Goleman estabeleceu uma classificação sobre os principais estilos de liderança.

Líder direcionador: exige sempre um alto padrão de entrega, o que costuma funcionar bem quando se tem uma equipe muito qualificada, mas sem prejudicar o clima organizacional.

Líder coercitivo: Um tanto inflexível, restringe a autonomia e a capacidade criativa e proativa das equipes, fazendo com que ele se distancie dos seus liderados.

Líder autoritário: tem o costume de ser exemplar na hora de conduzir a equipe às mudanças necessárias, mas tome cuidado para não se perder nos excessos que podem

causar um efeito contrário e desmotivar a equipe.

Líder democrático: tem como prioridade o consenso e valoriza as opiniões de todos, isso gera confiança de seus liderados. Cuidado para não deixar de tomar as decisões que são esperadas para o seu posto.

Líder Instrutor: aquele que foca no aperfeiçoamento individual para o bem coletivo, apresenta bons resultados desde que tenha proficiência para ensinar e disposição dos liderados para aprender.

Líder maternal: proporciona um ambiente com mais autonomia e menos cobranças, o que acaba resultando em um número reduzido de feedbacks. Cuidado, isso pode prejudicar o desempenho de forma geral.

E aí, qual o seu estilo?

Você é livre para se identificar com mais de um tipo de liderança, ou até mesmo não ver nenhuma relação com algum deles. Isso é completamente natural. Mesmo que representem um padrão observado em estudos sobre liderança, são perfis mutáveis que se ajustam às situações.

Inclusive é muito recomendado que você tenha um pouco de cada um desses estilos e aplique-os na medida correta, quando forem exigidos. Isso faz parte do seu aperfeiçoamento enquanto líder e gestor, você pode fazer isso tanto por meio da leitura quanto pela qualificação profissional.

Você acabou de conferir um guia sobre se tornar um bom líder em qualquer negócio, melhorar suas competências enquanto gestor e qualificar a performance de equipes no meio corporativo. Nós da ValeCard somos especialistas em facilitar e melhorar as condições dos seus colaboradores. Se você deseja deixar sua equipe mais motivada e preparada para novos desafios, conheça os benefícios que só a ValeCard traz para você.

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024