4 dicas para manter sua equipe motivada

Quer inspirar a sua equipe, mas não sabe qual a melhor maneira de conseguir isso? Não se preocupe, a ValeCard preparou 4 dicas para você manter a sua equipe motivada.

Quando a motivação da equipe é alta, os funcionários provavelmente estarão engajados e entusiasmados com seu trabalho. Mas quando a motivação cai, acontece o contrário; eles provavelmente estão se sentindo desconectados e desmotivados, e como você volta a inspirar os melhores de sua equipe? Vai ser uma luta difícil.

Dessa forma, se você deseja que seu time tenha uma realização de alto nível, você precisa encontrar uma maneira de manter a motivação alta. Mas como? Que opções os gerentes têm para dar à motivação dos funcionários o ímpeto tão necessário?

O que deixa uma equipe desmotivada?

A motivação reduzida pode diminuir as equipes e como gerente é seu trabalho identificar os desmotivadores e reagir com rapidez e eficácia.

Alguns fatores organizacionais são essenciais para desmotivar uma equipe entre eles podemos observar problemas como: criação de metas inatingíveis, falta de confiança e credibilidade, tratamento desigual de alguns membros, falta de informação e envolvimento na estratégia empresarial, falta de investimento em treinamento, políticas erradas, pagamento inconsistente para pessoas na mesma posição, falta de reconhecimento e, claro, nada de benefícios.

Consequentemente, se a equipe estiver trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana sem ouvir um “obrigado” da gerência ou se estiver presa em um projeto com um colega tóxico, a motivação da equipe cai significativamente.

Reconheça os esforços e celebre as vitórias

Como já mencionado, a falta de reconhecimento e valorização é uma receita para diminuir a motivação da equipe. Consequentemente, se você deseja aumentar a motivação de sua equipe, reconheça e celebre o trabalho duro, as conquistas e as vitórias.

E embora seja sempre importante reconhecer o esforço da equipe e comemorar suas vitórias, é preciso mais foco para apoiar sua equipe quando todos estão trabalhando remotamente, pois eles podem se sentir desconectados da empresa e da equipe como um todo.

Abra sua reunião semanal de equipe admitindo algo que cada membro da equipe contribuiu ou fez bem na semana passada. Organize um happy hour virtual para comemorar a conclusão de um grande projeto e, se você tiver o orçamento ceda a cada membro da equipe um pequeno presente para agradecê-los por todo o trabalho árduo.

O resultado final? Um pouco de reconhecimento ajuda bastante a aumentar a motivação, portanto, se você quiser manter sua equipe motivada, ceda aos seus colaboradores o crédito e o reconhecimento que eles merecem.

Resista ao impulso de micro gerenciar

Como gerente, você pode pensar que é seu trabalho controlar como e quando sua equipe faz seu trabalho. Mas como mencionado, poucas coisas reduzem a motivação tão rapidamente quanto gerenciar sua equipe em escalas menores.

Você contratou sua equipe porque acreditava que eles podiam fazer o trabalho, e fazê-lo bem. Então, se você quer manter seu time motivado, dê a eles esse espaço.

Pergunte para o seu time o que eles precisam

Cada equipe é diferente e, como tal, a melhor maneira de aumentar a motivação varia de equipe para equipe. Então, você realmente quer saber como dar à sua equipe o impulso motivacional de que ela precisa para se sentir feliz, engajada e bem-sucedida no trabalho?

Faça perguntas. Ouça a resposta de sua equipe e responda a todas as sugestões que eles apresentarem. Por exemplo, se um membro da equipe mostrar que se sente estressado porque tem muitos prazos conflitantes, tente elucidar algumas tarefas e, em seguida, informe-o de que você o excluiu para dar um tempo para ele.

A questão é que cada equipe, e cada membro da equipe precisará de coisas diferentes para aumentar a motivação. Consequentemente, se você deseja aumentar efetivamente a motivação de sua equipe, pergunte especificamente o que é necessário e forneça o que estiver ao seu alcance.

Promova o bem-estar dos seus colaboradores

Muitas empresas acreditam que apenas altos salários podem contribuir para a qualidade de vida de seus funcionários. Atualmente, os colaboradores buscam o bem-estar físico, mental e financeiro com a ajuda da empresa.

Consequentemente, benefícios corporativos que geram riqueza são benéficos para o empregado e para a organização. Agora ficou mais fácil deixar a sua equipe mais motivada! Melhore a qualidade de vida dos seus colaboradores com os benefícios ValeCard.

Com os Benefícios ValeCard você tem acesso a soluções completas e integradas para facilitar a motivação dos seus colaboradores e ainda facilita a gestão da sua empresa.

Últimos conteúdos

Veja também

Picture of VALERIA CARDOSO
VALERIA CARDOSO
14 de junho de 2024