Após a implantação de sistema de gestão de frota, EPCL passa a monitorar trajetos, estilo de condução e opções de abastecimento de cada um dos seus 1.250 veículos, promovendo uma mudança cultural na empresa.

Do interior do Brasil vem um exemplo concreto de como a tecnologia aplicada na gestão de frotas permite se alcançar uma operação muito mais eficiente e barata.
A EPCL, empresa baiana que fornece serviços de construção e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica, adotou, no início de 2022, um sistema de gestão com dados atualizados em tempo real sobre a movimentação — e também as paradas —de cada um dos cerca de 1.250 veículos de sua frota, composta por utilitários, caminhões e carretas.Em oito meses de uso da plataforma, a empresa obteve redução de aproximadamente 4,5% nos gastos com combustíveis e de 10% na emissão de CO2, entre outros resultados.

A mudança de comportamento de motoristas, por exemplo, foi atingida por meio de funcionalidades de rastreamento e telemetria, que geram informações em tempo real sobre o estilo de condução, a velocidade, o tempo ocioso e as emissões de CO2 de cada veículo da frota. Além de produzir alertas para situações de risco, como excesso de velocidade na chuva e circulação com faróis desligados. Assim, a empresa pode agir para melhorar a segurança dos condutores, economizar combustível e reduzir a emissão de gases poluentes para o meio ambiente.

“Com essas medidas conseguimos evitar comportamentos indesejados, como, por exemplo, descanso dos motoristas, dentro dos veículos, com o ar-condicionado ligado, o que promove um gasto desnecessário de combustível”, explica Rafael Lino, Gerente de Frota Corporativa na EPCL.

É um desafio diário complexo fazer a operação ocorrer de maneira eficiente considerando a realização de serviços programados e emergenciais no vasto território em que atua — nos estados de Goiás, Maranhão e Bahia, além do Distrito Federal. Nesse vai-e-vem sem fim, sempre com um prazo a ser cumprido, além de satisfazer as expectativas dos seus clientes, representados pelas companhias de distribuição de eletricidade Neoenergia, Enel e Equatorial, a EPCL precisa controlar as despesas associadas à sua frota, que respondem por aproximadamente 30% dos custos da empresa. Para isso, a tecnologia é uma poderosa aliada.

Desde 2019 a EPCL adota o cartão ValeCard como meio de pagamento e no início de 2022 passou a utilizar também os dados e as diferentes funcionalidades do sistema oferecido pela companhia.

“Antes usávamos o cartão ValeCardapenas como meio de pagamento e agora passamos a encarar o sistema como meio de gestão para eficiência e sustentabilidade. Temos acesso a dados que são utilizados para melhorar a gestão de frotas, eliminar desperdícios e aumentar a eficiência. À medida que colocamos metas, buscamos continuamente uma melhor eficiência. Esses dados, mais do que ajudar, são simplesmente indispensáveis. Não é possível fazer gestão sem eles”, diz Lino. “Esse é um projeto que busca melhoria em 12 meses ou mais, mas já sentimos uma mudança de cultura na empresa, em que os gestores de frota, os gestores operacionais e até os motoristas estão mais conscientes sobre o impacto que o uso dos dados e controles estão trazendo para a empresa”.

Conhecendo a si mesma

Com o uso do sistema de abastecimento da ValeCard, de forma totalmente gratuita e personalizada de acordo com suas necessidades, a EPCL passou a ter, ao mesmo tempo, uma visão panorâmica das operações da frota e o detalhamento sobre o uso de cada um dos seus veículos. E pôde, assim, definir metas para acompanhamento da eficiência. Por exemplo, se um deles estiver com desempenho abaixo do desejado, em termos de quilômetros rodados por litro de combustível consumido, o sistema aponta o problema e o veículo é trocado ou enviado para manutenção.

Esses dados também apoiaram a EPCL em um trabalho extenso de remodelagem da distribuição dos abastecimentos. Isto é, de atribuição do veículo certo para cada demanda. Assim, evita-se que uma camionete seja usada para uma tarefa que poderia ser executada com o uso de um utilitário, mais leve e que, portanto, consome menos combustível.

Outro dado fundamental para o controle dos custos é o preço dos combustíveis, que varia muito entre as diferentes cidades nas quais a EPCL atua, além de apresentar variações também dentro de cada localidade. Com essa informação, o gestor de frota orienta o motorista a abastecer no posto de melhor custo-benefício — e, se a orientação não for seguida, o sistema bloqueia o pagamento com o uso do cartão.