Aumente a produtividade da sua frota

O que uma empresa quer é melhorar seu desempenho gastando menos dinheiro. E quando se trata do departamento de frotas, não pode ser diferente. Quando não gerenciado apropriadamente, o setor é conhecido por ser um dos principais centros de gastos de uma empresa. Mas, por meio de uma gestão estratégica e eficaz da frota, é possível transformar o departamento em uma grande oportunidade de redução de custos e fidelização de clientes.

Você quer saber como? A ValeCard separou algumas dicas para melhorar o desempenho da frota e otimizar esse departamento!

 

Mantenha as manutenções em dia

Quando falamos em otimização de frota e operacional, a regra a se ter em mente é: veículo parado significa mais dinheiro consumido! Portanto, se o veículo não puder circular, o serviço/produto da sua empresa não será remetido aos seus clientes e o prejuízo é garantido.

Por isso, na hora de gerir uma frota, é preciso pensar na gestão da manutenção mantendo os veículos em bom estado de funcionamento e rodando sempre que possível. Claro que imprevistos podem acontecer, mas as chances serão menores se os carros passarem pela manutenção preventiva no momento certo.

Otimize suas rotas

Já que estamos falando de operação otimizada é ideal, a palavra “logística” definitivamente deveria aparecer aqui. Afinal, os preços cada vez mais altos dos combustíveis no Brasil exigem o desenvolvimento de rotas inteligentes que economizam tempo, combustível e, consequentemente, dinheiro.

Ao criar rotas, você precisa considerar o equilíbrio entre distâncias mais curtas, segurança e acessibilidade. Por exemplo: o trajeto pode ser curto e seguro, mas se o acesso for difícil, o motorista pode perder mais tempo e danificar o carro. Para planejar rotas, pesquisar todas as rotas possíveis e, após estudá-las, determinar a melhor rota para o seu motorista.

Acompanhe o consumo de combustível

O consumo de combustível representa 35 % dos custos variáveis ​​de uma empresa que possui uma frota de veículos! Esta informação já fala da necessidade de controlar rigorosamente o consumo de combustível e a autonomia do carro.

Registre todos os abastecimentos, número da placa, motorista responsável, local de abastecimento, quilometragem, data, custo e tipo de combustível. Com base nessas informações, você poderá avaliar a autonomia de cada veículo, o desempenho de cada motorista de forma a identificar desvios, consumos excessivos, necessidades de manutenção ou treinamento.

Controle os custos com relatórios mensais

O controle de custos por meio de indicadores é um dos pontos mais importantes para uma boa gestão da frota. O gestor de frota deve avaliar os custos principais, fixo e variável.

Alguns dos principais custos fixos de uma frota são:

  • Seguro;
  • IPVA;
  • Salário e encargos dos motoristas;
  • Licenciamento;
  • DPVAT;
  • Depreciação do veículo.

Alguns dos principais custos variáveis de uma frota são:

  • Pneus;
  • Manutenção;
  • Combustível;
  • Pedágio;
  • Despesas de viagens (hospedagem e alimentação);
  • Multas;
  • Hora Extra do motorista e assistente.

Possua indicadores para controlar esses custos, objetivos para os indicadores e atualize-os periodicamente para estar no controle de sua frota. Dessa forma, você poderá identificar variações de custos, entender e eliminar a causa dessas variações para tornar sua gestão mais eficiente.

Faça uso dos dados coletados pela frota

Os conhecidos KPIs (Logistics Key Performance Indicators) são essenciais para uma boa gestão da frota. Afinal, “se você não pode mensurar, não pode gerenciar”, disse o pai da administração moderna, Peter Drucker. Mas para muitas empresas, obter todos os dados pode parecer muito difícil ou mesmo impossível.

Por isso, você precisa conhecer os serviços da Cesta Frota Valecard. Com ela você pode controlar, planejar e acompanhar a utilização da frota da sua empresa com acesso a relatórios online e em tempo real.

Dessa forma, você pode acompanhar as informações de desempenho da frota e otimizar as decisões operacionais, administrativas e financeiras.

Compartilhar esta publicação